sábado, 11 de julho de 2009

Retalhos ...

"Reconhecemos que o Chefe do Governo é o mais alto funcionário nos quadros administrativos da Nação. Mas negamos que ele seja o mais alto Poder de um País. Acima dele, reina o Poder de uma Idéia: reina o Poder das convicções que inspiram as linhas mestras da Política Nacional. Reina o senso grave da Ordem , que se acha definido na Constituição" trecho da Carta as Brasileiros, 1977. Por Goffredo da Silva Telles.( por Reinaldo Azevedo em Veja)


"Também somos responsáveis quando nos deixamos cativar: relacionamentos são vias de mão dupla." Fernanda Young em conversa com o Pequeno Príncipe...

"Groucho Marx brincava que ele jamais entraria para um clube que o aceitasse como sócio, nem nós. Por isso, paradoxalmente, costumamos amar os que nos desprezam e desprezar àqueles que nos amam. Como só tem os olhos para nosso ideal, não supomos que alguém vá se engraçar pela nossa condição real". Diana Corso (psicanalista)

Fernando Pessoa


Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue...
Se sentir saudades, mate-a!
Se perder um amor, não se perca!
Se achá-lo, segure-o.
Circunda-te de rosas, ama, beba e cala.
O mais, é nada!

(Fernando Pessoa)

Eu fiz um pacto com a vida ..( por enquanto)


0. Tem uma carta no baralho de Tarô Mitológico que é ilustrada por Hermes, o mensageiro dos deuses. A carta do Mago. Ele está de pé, indicando um caminho, enquanto existem outras opções. O Mago é uma espécie de guia, que está dentro de nós e também nos indica que sabemos mais do que imaginamos. O Mago me inspira!
1.Com a palavra, a palavra. Aprendemos a nos comunicar para sair de nosso próprio isolamento. Alguns cientistas afirmam que se não fossem as palavras não desenvolveriamos o raciocínio abstrato e portanto não teríamos chegado à condição humana. Se a linguagem nos "separou" de outras espécies podemos afirmar que foi decisiva em nosso destino e continua sendo.
O Universo de palavras e línguas que conhecemos aumenta exponencialmente nossa capacidade de pensar, construir novas conexões e alterar os espaços com os quais nos ligamos.
Só me pergunto porque não dominamos tudo isso para sermos felizes.
Antes de nos tornarmos propriamente seres sociais já tentávamos encontrar uma forma de transpor nossos próprios muros, de fugir de nossa fortaleza.
2.Ao criar uma ponte entre dois universos, entre dois mundos, entre dois seres, entre muitos seres, passamos a ser espelhos. Ao longo do processo de " evolução" da nossa comunicação passamos a viver cada vez mais fora de nós. Descobrimos "identidades comuns" e geramos um padrão. O padrão virou regra de conduta. Surgimos como sociedade, massificados por ela, engolidos a seco. Não dá para separar agente e paciente, criador e criatura.

Engolidos e sugados em nossa essência tornamo-nos manipulados, preordenados, predestinados ao abismo comum.

Atualmente passamos mais tempo ocupados em estar por dentro do que acontece fora de nós do que propriamente vivendo nossas vidas. Isto é um sintoma de desequilíbrio . Não chegamos até aqui para alimentar um circo de fantoches inventados e sem propósito, que devoram toneladas de recursos naturais em nome da glamourização da não existência. Uma eclipse total.
3.Onde predendo chegar?
Ultimamente quase todas as pessoas que eu encontro me dizem o quanto eu estou bem. Isto é irônico demais. Eu mesma já estou convencida.
Eu fico espantada ao perceber o quanto tenho lidado de forma diferente com os vários eixos que criei em minha vida. Eu estou muito bem. Não tenho medo de afirmar isto.Eu fiz um pacto com a vida. Um pacto com o destino.
Ontem encontrei um amigo especial, daqueles amigos que encontramos pouco, uma vez a cada dois anos, mas a amizade permanece sempre intocada e o tempo não parece ter transcorrido.
Durante nossa conversa foi o que ele me disse " nos descobrimos felizes quando fazemos aquele pacto conosco"...
Há coisas na vida que não podemos mudar e ponto. Nossa condição nos proporciona um leque de coisas boas e outras não tão boas. Cabe a nós valorizar o que temos de bom e trabalhar com os elementos que nos favorecem.

Por mais que nossa cultura nos imponha "Os doze trabalhos de Hércules para ser feliz" é preciso encontrar asilo neste simples e definitivo pacto.
Se vivermos nos digladiando permantentemente com as "nossas frustrações" ( porque não são nossas e sim da Sexta-feira 13 Social) e medindo a distância entre " nossos sonhos" e nossa vida real estaremos presos a uma chave de braço do destino. Inertes, indefesos, vitimizados pelo sistema. Que peninha!Seremos engolidos pela lei cíclica .
A liberdade é optar, aceitar, fazer a entrega. Ser do jeito que é e com estrelinhas. Melhor, tirar o máximo proveito disso. Libertar-se significa permitir-se.
4.Li uma frase esta semana que dizia o seguinte " O amor não é a solução para os problemas, mas é a recompensa para quem resolve os seus" ( não sei a autoria).
Assim, buscar o amor do outro, a aceitação do outro, a admiração do outro é o nosso grande equívoco. Estamos aí, nos deixando sugar para o ralo centrípedo e impessoal do edifício social. E quanto a nós? Nos amamos? Nos permitimos? Nos admiramos?
Não fez a lição?
Acho que dá para perceber uma "certa" ambivalência !
Começei a passar em algumas provas e a aprender algumas lições. Fiz um pacto com o destino. Destino , segundo Aurélio , aquilo que acontecerá a alguém; futuro.
A fórmula é ouvir-se. Se não me sinto confortável em fazer algo, pergunto a mim e assumo. Dar-se ao direito de estar e fazer o que quer. Direito de ser quem se quer. E como é difícil assumir um não! Assumir não ser politicamente correto , assumir não estar por dentro das notícias e nem ter lido os livros na lista dos mais vendidos. E mais, saber que tudo é por enquanto, que dá para mudar de idéia, pensar melhor e que amanhã é outro dia , como diria nossa heroína, Scarlett O'Hara na imortal película " E o vento levou".
Nada é para sempre, nem o pacto que temos com a vida!!




    Fio  Entrei no absoluto e simples vagar do tempo. Invadi os espaços aparentes que reservei para um dia. Olhei minha própria fa...