sábado, 6 de junho de 2009

Melindocracia.........



Não sei se alguém gosta de ler o que escrevo aqui, mas eu adoro escrever. Escrever me ajuda a entender e pensar sobre coisas que parecem já estar "pensadas". Talvez eu pretenda entender o que penso, ou pensar sobre o que acho que penso.
Por vezes tenho dúvidas sobre a minha comunicação com o mundo.
É um caminho tortuoso este, de pensar sobre os próprios pensamentos, ou não tão próprios!Traiçoeiro! Algumas vezes parece tão certo que assino embaixo!
Bom, o fato é que, um dia desses eu compreendi que nem tudo que eu penso, eu penso.
Explicando.... nem todos os pensamentos que estão no meu universo mental são meus. É como aquela música insuportável que às vezes cola e toca dentro da mente, sem sabermos como. Assim são alguns pensamentos ou idéias, grudam na frequência e fazem aquele barulho.
Eu descobri então que a grande maioria destes fragmentos ou idéias que povoam a minha mente não me pertencem. Pode parecer estranho, mas aprendi tantas coisas na vida sobre as quais não penso ou não pensei. As coisas que realmente concluí por meus próprios méritos e experiências são raras. Aceitei a maioria dos fatos bovinamente, sem olhar com maior interesse.
Lógico que não compreendi isto sozinha, fui presenteada pela vida, que me colocou este conhecimento a disposição.
O que importa é que entendi um pouco mais o que está implicado nas relações que estabeleci e estabeleço com tudo. Digamos que percebo mais claramente que há mais informações disponíveis à minha frente do que aparenta(ou do que minha antena capta), cabe a mim querer conhecer ou não . Conhecer implica assumir as rédeas e tomar o controle da própria vida, assim elaborando novos e verdadeiros conceitos e referências, sem a cegueira da visão ( expressão cantada pelo nosso saudoso e nada cego Raul Seixas).
Desta feita anuncio que observar o mundo a minha volta se tornou uma alternativa no mínimo curiosa. Cada vez que algo me desperta atenção uso meus novos olhos. Ainda uso os velhos olhos, claro!
Nada mais é cotidiano! Anotar este blog faz parte disto. Posso mudar de direção a qualquer hora. Esta é minha estação experimental, cujos projetos são passíveis de extinção ou reprogramação completa.
Identificar novos pontos ou fazer uma nova leitura dos velhos pontos e assim fazer parar de tocar aquela música ou desistir de comprar mais alguma coisa desnecessária ou ainda deixar de dizer aquela frase só por dizer.........
Talvez seja até uma questão de perda da espontaneidade. Vamos sendo formatados e moldados para conviver no grande ninho, vamos perdendo a naturalidade e acabamos por deixar de perceber o que realmente importa. Decoramos os hinos, vestimos o uniforme e enfiamos a máscara.
Estou rasgando a minha fatiota.........criando a melindocracia........
smac...

domingo, 31 de maio de 2009

Não é fácil......


Aqui deixo a música da Marisa Monte........que eu adoro.......


Não é fácil, não pensar em você

Não é fácil, é estranho

Não te contar meus planos, não te encontrar

Todo dia de manhã enquanto eu tomo o meu café amargo

É, ainda boto fé de um dia te ter ao meu lado

Na verdade, eu preciso aprender

Não é fácil, não é fácil

Onde você anda, onde está você?

Toda a vez que eu saio me preparo para talvez te ver

Na verdade eu preciso esquecer

Não é fácil, não é fácil

Todo dia de manhã enquanto eu tomo o meu café amargo

É, ainda boto fé de um dia te ter ao meu lado

O que eu faço?

O que eu posso fazer?

Não é fácil, não é fácil

Se você quisesse ia ser tão legal

Acho que eu seria mais feliz do que qualquer mortal

Na verdade não consigo esquecer

Não é fácil, é estranho
http://www.youtube.com/watch?v=k6sQOE_X9yI

Marisa Monte

Escalando meu próprio Himalaia....


Estou aqui em sessão remember...ouvindo pérolas que desentoquei .....Genesis ....Eric Clapton e suas cordas, The Doors, Jim Morrison....Queen, Bob Marley, Bob Dylan .....deu pra notar que eu estou a fim de incendiar a papelada.......Gargalhadas. Estou lembrando coisas deliciosas da minha vida...

A música tem o condão de reativar memórias e as memórias são formas de viver novamente .....ai que medo .......

O que importa? Esta semana eu resolvi anotar a rapsódia do outono 2009. Resolvi deixar meus dias poéticos, em homenagem a Homero , aos gregos....aos atenienses, mais especificamente aqueles que assumiram que não sabiam de nada.

Acho que estou ficando nostálgica, durante a semana olhei o dia e fiquei feliz porque o inverno não assumiu seu posto. Dias claros e muito aconchegantes são um presente. Minha visceralidade contida pela civilidade sabe......... vibrações do vento, do calor.... acho que é meu lado primitivo.

Aqui em Macondo tem invernos muito desconcertantes. Mas este ano prometi que vou amar o inverno.....( escutando Follow you , follow me/ Phill Collins/amo).

Ontem mudou tudo, lamento informar, a energia mudou e que venham os casacos e malhas. Agora eu tenho uma violeta em flor, um Bonsai e um cacto. A caverna está equipada, posso me aquartelar até a primavera. A caseira.

Preferiria que tudo que sou coubesse apenas em mim, que a caverna fosse uma mochila, eu tivesse 20 anos e estivesse escalando o Himalaia. ( assisti ao filme Natureza Selvagem)!

Não é uma metáfora!

Eu nem ia dar ouvidos à Melinda hoje, mas uma reportagem das amarelas de Veja, uma entrevista com o psicanalista Contardo Calligaris, tóin, me fez irada......

Ouvindo Tears for fears..............

Bom, meninas, é melhor começarem a entrar em pânico. Vistamos aventais, os homens precisam de compreensão e carinho.

Não sei porque, mas ninguém nunca esteve inteiramente feliz no quesito relacionamento.

Contabilizando a crise, nós mulheres temos, de longe, mais perdas do que ganhos.

Eles revelam no Divã:

- Sentem-se incompreendidos;

-O esporte radical(?) e a vida sexual(?) são as vias restantes de manifestação da virilidade. ( Nessa ordem?)

-Apenas parece que eles gostam da TV, Futebol, Bar, Casa, Casa, sofá. Na verdade eles pensam que são super-heróis latentes a espera da próxima missão impossível.

- Eles acham que nunca estão dando tudo de si!!( acho que tem razão)

- O homem tem uma enorme incapacidade de lidar com a vida prática ( ninguém sabia, aliás ninguém tem ), porque ela não combina com seus verdadeiros e nobres ideais de super-heróis;

- Eles gostariam que a mulher não colocasse o peso dela para matar seus sonhos; ( tratem de comprar uma fantasia de mulher maravilha)

- Esta é derradeira: Dizem que pensam em sexo mais do que verdadeiramente pensam (e praticam). Tóin....

Agora vamos ao que é notório:


* aqueles que pensaram um pouco e descobriram um ítem essencial como a sensibilidade tornaram-se gays;

* os aparentemente interessantes, que usam fio dental e lavam as mãos ao usarem o banheiro estão escondidos em alguma caverna no Himalaia(?).

* aqueles que galgaram o topo na conquista do poder estão solitários demais porque esqueceram sua humanidade e se tornaram obcecados por camisas bem cortadas; (ouvindo Jim Morrison e The Doors/The End);

* Fatos apontados. Se você lembrou de alguma categoria não citada pela Melinda ( que tenha relevância), aponte aqui.....

* Se você conhece algum mantra ou oração comece a entoar pela salvação da espécie "homo"( tipo seja homem);

Teremos que apelar para cibernética, lembram da personagem do Jude Law em Inteligência artificial? Nada mal.



(?) O Himalaia está dentro de nós não é mesmo!!

Não sei....


Eu li um e mail hoje com o assunto " a arte de dizer não sei". Se não fossem essas palavras mágicas "Não e Sei", talvez eu nem tivesse aberto. Estas são as minhas duas palavras prediletas. Já as pronunciei e continuo pronunciando por toda minha existência como um mantra. Mas, após esta elucidativa explicação, cujos créditos são atribuídos ao empresário Antonio Ermirio de Morais, senti-me lisonjeada.. Não vou reproduzir tudo, mas dizia mais ou menos assim:

Supondo que você ainda não sabe a sua verdadeira vocação neste mundo e está sentado olhando pela janela e não há nada de especial no céu, somente algumas nuvens aqui e ali ( eu adoro olhar o nada e ver coisa nenhuma, ficar pensando aleatoriamente , não sei).
Aí chega alguém e pergunta: - Será que vai chover?
Há inúmeras opções para a mesma pergunta, mas eu responderia B) Sei lá , estou pensando em outra coisa! ( estou sempre pensando eu outra coisa) ou eu responderia E) Não sei.
Informação: " De cada 100 pessoas, só uma tem a coragem de responder " não sei", quando não sabe. As outras 99 acham que precisam ter uma resposta pronta, seja ela qual for, para qualquer situação" ( eu sou uma em cem)...
Não sei economiza o tempo de todo mundo e dispõe os envolvidos a conseguir dados mais concretos antes de tomar uma decisão"
Parece simples, mas responder " não sei" é uma das coisas mais difíceis de se aprender na vida corporativa ( e eu acrescentaria na vida enfim). Por que? NÃO SEI!

Desta forma , você está lendo um blog de uma em cada cem pessoas que só dizem não sei.......estou elaborando....talvez....pode ser.......e daí?
De qualquer forma, é interessante olhar o texto porque serve para refletir sobre tudo que está montado sobre nossas dúvidas. Às vezes, ou melhor, geralmente, por trás de um não sei há uma fortaleza inexpugnável.
Estamos aqui vivinhos da silva com a finalidade de buscar os nossos pedacinhos espalhados pelas charadas, enigmas e ciladas que estão em nosso caminho.
É como uma música que cresce e explode e faz a gente querer cantar junto!! Shazan!!Namastê!!
Estou em sessão remember ouvindo Queen e David Bowie in "Under Pressure"( um absurdo)
Confira na pág.http://mais.uol.com.br/view/e8h4xmy8lnu8/antonio-ermirio-de-moraes--revista-exame-04023472CCB11346?types=A&
beijos da melinda

    Fio  Entrei no absoluto e simples vagar do tempo. Invadi os espaços aparentes que reservei para um dia. Olhei minha própria fa...