sábado, 16 de maio de 2009

Desconstituindo tudo........







Eu , Kafka, a lacraia e a metamorfose...


Eu sempre gostei de escrever, rabiscar , enfim aprisionar o pensamento em sinais com suas múltiplas combinações. A palavra enfim. Algumas coisas só escrevo com caneta e papel, outras digito. Manias. Um dos atuais veículos que uso é um caderno que ganhei como presente da minha " filha de leite", quando ela voltou do intercâmbio na República Tcheca! ( uma outra história)
Então... nada mais tcheco do que ele, o Kafka. A capa é uma ilustração muito própria na qual ele sai das sombras e caminha em direção às luzes de uma cidade, Praga! Como se tivesse encontrado respostas para seus tantos questionamentos. Dá até a idéia de estar indo revelar algo..Não preciso dizer que é muito inspiradora e faz uma alusão clara à solidão que vivemos em nosso íntimo, com nossas únicas e intraduzíveis experiências. A imagem de capa é uma forma iconográfica de percepção da solidão.
Pois bem, pensando na centopéia do meu último post, lembrei na hora da obra "metamorfose" do kafka, obra em que o personagem Gregor Samsa se percebe uma insignificante barata, nojenta e repulsiva, nada mais do que isto. Como a Susan lacraia, repugnante e desprezível. Associei até aos meus pesadelos! Argh!
O Gregor vai desistindo de si mesmo e se perdendo de seus últimos vínculos até o isolamento e a morte. Morte esta que significa a liberdade de todas as coisas que o mundo lhe impunha, o desapego talvez, de forma fria e mordaz!! De certa forma ele sintetiza um todo de opressões tão atuais que nem parece que estamos vivendo em um futuro então inimaginável para o autor. Acho. Uau...
Nunca apreciei Kafka, aliás, na época em que ele era moda eu ainda estava abduzida pela alienação completa. Hoje, digamos, a alienação é parcial. Sempre achei suas obras pesadas e angustiantes, mas sem dúvida são de uma atualidade desconsertante...........Uau!!
É impressionante como as coisas vão despencando umas sobre as outras e acabam virando um post, uma idéia, uma janela, enfim........

"Entre muitas outras coisas, tu eras para mim uma janela através da qual podia ver as ruas. Sozinho não o podia fazer." ???Franz Kafka

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Se a centopéia fosse uma Joaninha.......


Hoje pela manhã quando despertei de meus sonhos sob o toque de suaves e doces notas musicais , como de costume, ao iniciar meus leves e hesitantes movimentos, não poderia imaginar que tinha companhia e que viveria um pesadelo matinal.
Parecia mais um dia tranquilo e em um lento despertar, ensaiei os primeiros movimentos. Tomei nos braços um almofada amarela que estava jogada no chão e talvez, já intuindo o perigo, minha visão captou algo estranho. Um soco no estomago, um grito horripilante, pânico. É guerra! O encontro inevitável , eu e a coisa. Lembram do filme(A Coisa). Então , no episódio de hoje a versão Gulliver de "A Coisa" (alguém aí assistiu as aventuras de Gulliver?). Uma Arthropoda, Myriapoda, Chilopoda, uma Centopéia. Grudada como uma ventosa repugnante......Grito de horror!! Sim , foi uma guerra desleal. Sim eu a matei. Sucessivas e histéricas chineladas depois, ela continuava lutando, se contorcendo e mantendo um fio de vida. A vida não se entrega. Seu desígnio mais evidente era realmente sobreviver.Não preciso dizer que fiquei deprimida. Ela não teve a mesma sorte de Susan Doyle.
Ando muito contemplativa. Deve ser efeito deste blog. Tudo vira um debate dialético entre os pensamentos.
Sim, voltando a nossa amiga Chilopoda, ou se preferirem Myriapoda, é mais simpático, ou Susan! Enquanto olhava a pobre Susan , vencida, esmagada e esfacelada senti o quanto somos preconceituosos , intolerantes e irracionais. Eu sempre tenho pesadelos com insetos peçonhentos e asquerosos, nunca com joaninhas ou borboletas. Por que será?
Enfim, se fosse um mini tatuzinho, como chamávamos os tatuzinhos-de-jardim, (crustáceos terrestres, pertencentes a superfamília Oniscoidea) que possuem a capacidade de se enrolar como uma bola, lembram? Eu adorava brincar com eles quando criança! Ou se fosse uma linda borboleta, ( arthropoda -lepidoptera) certamente não teria sido trucidada. Teria sido delicadamente carregada até o jardim mais próximo.Ponto.
Fui implacável. A simples questão é que o nosso pequeno monstro foi abatido porque era feio e repugnante. Causou medo. Primitivo não?! Não teve a sorte de Susan Boyle. Apesar de sua aparência dantesca, Susan foi salva por seu talento, habilidade ou utilidade. Nossa Myriapoda não teve a mesma oportunidade, assim como a grande maioria dos demais desafortunados estéticos ou mesmo qualquer um que saia do padrão aceitável e estabelecido pela pseudo-normalidade. Nos causam medo? Ameaça á vista? É sim...as aparências enganam!!
O que é diferente do padrão pode ser assustador, até mesmo por sua beleza essencial e verdadeira. Como estes pequenos animais que cumprem seus ciclos e perpetuam suas existências.
A natureza é tão mais justa que arriscaria dizer que os ditos seres irracionais são dotados de maior grandeza do que nós, a quem adjetivamente se atribui a qualidade de humanos.
Tome-se o exemplo do Stuart, meu amigão de quatro patas. Tudo que se move pelo caminho do Stuart chama-se diversão! Sem nenhum preconceito. Abelhas, borboletas, joaninhas, mariposas, lacraias, cascudos. Todos são iguais perante a lei ( dos bichos). A alegria de um cão de quatro anos que rola, pula e se deleita enquanto focinhadas e patadas estraçalham seu pequeno amiguinho inadvertidamente convidado para brincar. Quando o corpo inerte indica que a farra acabou ele vira o rabinho e vai procurar outro entretenimento.
A natureza nos dá lições sob todas as formas.
Eu sei é que a invasora repulsiva não teve a chance de mostrar sua beleza e seu talento, sua infinita beleza de ser vivo. Não tive um olhar tão inteligente quanto o olhar do Stuart. Quantas Susan Doyle assassinamos todos os dias sem piedade, apenas com um único olhar? Azar da Susan Myriapoda que não nasceu uma Borboleta Boyle!!!

domingo, 10 de maio de 2009

Tóuche..



Fiquei muito intrigada e pensando bastante sobre um assunto...
Qual? Macacos e máquinas.......Planeta dos Macacos!

Por que? Eu li no Digestivo Cultural um post do Rafael Rodrigues sobre o livro "Culto do Amador"(de Andrew Keen) e a relação que estabeleceu com o tema...acima( dos macacos) e o culto a mediocridade!!
Quem sou eu? Aspirante a macaco com minha máquina de escrever, digo, meu teclado.....despretensiosamente claro!!
Eu começei a escrever um blog com pseudônimo(adoro esta palavra parece coisa de transgressor). Era uma proposta, parte de uma terapia, uma forma de dar vida aos meus múltiplos matizes ou ainda, sei lá, não tem muito o que explicar, porque eu quis. Mentirinha!! Todas as alternativas corretas. Acho excitante lançar palavras ao vento...
Bom, quando eu li na semana passada (acho)...sobre a falência anunciada dos grandes jornais, especificamente o que li sobre o New York Times, e a avalanche causada pela internet e esta nova imprensa rápida e compacta (aparentemente descomprometida) dos blogs, tomei um susto .
Isto porque nunca havia parado para pensar sobre o assunto. Como as novas tecnologias afetam diretamente as nossas vidas e, de uma forma avassaladora, mudando hábitos milenares( estamos nos tornando mutantes ......transgênicos comportamentais). Ah sim, tem a crise econômica e os espaços imensos reservados aos anúncios publicitários que ficaram mais vazios, etc..

Então tomei alguma noção da proporção do que o Rafael Rodrigues expôs no texto, sobre os macacos(que achei muito próprio alíás, vale a pena ler).
Voltando para a casinha: quem é Thomas Henry Huxley e o que ele tem a ver com o NYT, com o Planeta dos Macacos e comigo?
Vamos por partes, como diria um outro inglês, Jack, o estripador....( tolinha).
O T.H.Huxley, segundo a Wikipédia, foi um biólogo britânico que ficou conhecido como o Buldogue de Darwin. O Darwin todo mundo sabe não é mesmo, a Teoria da Evolução....Lembra? Ele, o Huxley , escreveu o tal "teorema do macaco infinito"......, . Bom leiam o texto: http://www.digestivocultural.com/blog/post.asp?codigo=2312

O que ele tem a ver com o NYT?
Bom, parece que os macacos do Huxley estão roubando a cena e tomando o espaço que até então era ocupado pelos grandes ícones, colunistas, âncoras, editores, intelectuais de todo o gênero e formadores de opinião de modo geral.
Diga-se de passagem que as grandes reportagens e todo aquele aporte investido pelos grandes empresários do meio jornalístico, custam uma nota preta.
Em contrapartida, qualquer criatura alfabetizada e que tenha um computador conectado a web, pode escrever em um blog. Tóuche....
Está ficando mais claro?
Então , como uma aspirante a macaco, que escreve suas atrocidades em um blog diário ( de uma certa opinião), fiquei bastante abalada com a descoberta da verdade.
Eu, o Huxley e os macacos .....O Huxley disse que" se fornecermos a um número infinito de macacos um número infinito de máquinas de escrever, alguns macacos em algum lugar vão acabar criando uma obra-prima "(transcrito do post de R Fernandes). Que medo!!!
Entenderam agora o porquê da minha preocupação? Mas ..eu não matei Odette Roitman! Eu não matei Joana D'arc!! Piedade, clemência.......

    Fio  Entrei no absoluto e simples vagar do tempo. Invadi os espaços aparentes que reservei para um dia. Olhei minha própria fa...