sábado, 10 de outubro de 2009

Outro idioma

Há alguns anos atrás conheci alguém , um pequeno alguém que me ensinou sobre um novo idioma. Até esse momento eu apenas sentia medo e desconforto ao lidar com os desalinhos da vida. É, a vida é desengoçada, imprevisível, inimaginável e até se dar conta disso, você vive um mundo incompleto.O previsível realmente não é a regra.
Nesse tempo começei a ser alfabetizada neste novo idioma que a vida ainda não havia me mostrado de perto. Eu não sabia soletrar olhares nem interpretar gestos. Nem imaginava o quanto significava o lento erguer de um pequeno braço ou o balbuciar de algumas sílabas, ainda que ininteligíveis.
Eu não sabia o quanto os olhos podem falar, orar, gritar, adorar , enfim. O olhar pode tudo, até mesmo impedir, dizer basta!
Estou falando de um rapazinho que hoje completa 15 anos. Eu tive a sorte de aprender com ele enquanto tentava descobrir como ensiná-lo.
Ele é portador de uma limitação física gerada por uma paralisia cerebral, simples assim.Um episódio de segundos que muda todo futuro . Isto acontece a todo tempo e a toda hora. Estas pessoas são grandes desbravadores de um mundo real, muito e às vezes cruelmente real.
Eu utilizava das brincadeiras para me proteger da minha falta de jeito, mas a verdade é que eu sabia o quanto estava lidando com algo delicado e com uma questão muito séria.
Cada pequeno sucesso para ele era para mim uma enorme vitória. Como eu era pretensiosa. Falar em vitórias parece muito clichê para entender sua vida. É melhor falar em verdade. Aprender e reaprender, adaptar, experimentar, questionar, desafiar, cair , tentar, levantar, ganhar, perder. Juntar tudo e recomeçar.
Eu fui privilegiada por ter convivido durante alguns anos com este ser único que está se tornando um pequeno cidadão.A partir daí eu conheci um outro mundo e entendi um pouco melhor o sentido da realidade, da diferença. Não acho nada melhor para definir a linguagem da nossa existência do que a palavra diferença.
Somos diferentes, únicos e temos que aprender a encontrar nossa própria trilha para a felicidade e ir escrevendo nossas histórias. Mas algumas pessoas como o meu querido amiguinho precisam ser originais e redescobrir a vida sob outras formas e sentidos. Isto pode ser muito duro, principalmente para os que o amparam e amam. Entretanto, é uma experiência grande, é rica e solidária.
A vida real é um aprendizado, um caminho de evolução e transcendência. È superação por segundo.
Este post é de gratidão pelas janelas e portas que se abriram permitindo que entrasse a luz da humildade em minha vida.
Sinto-me pequena quando encontro tamanhos desafios, mas deles brota a energia da superação e da coragem , que são inerentes a todo ser humano.
Este pequeno ser deu um toque de Midas em minha humanidade e me ajudou a aprender e crescer.
Hoje é um dia de glamour , terno e gravata borboleta . Hoje ele vai dançar com os olhos , a mente e o sorriso e isto ele faz como ninguém.
Um beijo terno e grato da Melinda

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Honduras, Cuba, Manuel Zelaya e a ONU.

O jornalista Augusto Nunes disse sobre a briga da caudilhada psicopata:

" Um assassino patólógico, um mitômano de alta periculosidade, um terrorista em recesso e um apóstolo da violência só podem ser vistos juntos em dois lugares: o refeitório de um presídio de segurança máxima e o plenário da ONU. Na cadeia, estariam chefiando celas, alas ou pavilhões. Em liberdade, chefiam países" (...)

Referiu-se aos "líderes" Omar al-Bashir do Sudão, ao coreano clone do Chico César, Kim Jong-II, ai Líbio Muamar Kadafi e ao iraniano Mahmoud Ahmadinejad. Este último já sendo festejado por nosso presidente por sua próxima visitinha ao nosso país.

Segundo Lula, Lula.:
Em Cuba pode haver uma ditadura horrorosa sob as falsas cortinas de bons indicadores sociais, onde as sanções e embargos internacionais são injustas.
Em Honduras, onde dois caudilhões advindos da mais pútrida horda política do país discutem o que é golpe, as pressões internacionais( sanções econômicas) são justas.

Ai que medo!!!

A Blogueira Cubana Yoani Sánchez disse:
" Convido quem vê Cuba como um exemplo a vir para cá sentir na pelo como vivemos"

Aliás graças a esta maravilhosa rede mundial a cidadã Yoani pode denunciar as atrocidades sofridas por seu povo. Seu Blog http://www.desdecuba.com/generaciony, é uma via de comunicação que a mantém conectada ao mundo, ainda que os demais cidadãos cubanos não possam ter acesso a ele.

domingo, 4 de outubro de 2009

Eu não sou Melinda, eu estou Melinda!!!


Entrevista Abril/2009.
O professor Hermógenes tem sua grandeza expressa pela própria postura e atitude perante a vida. Uma lição viva de alguém que aos 88 anos traduz-se pela filosofia que adotou, a Yoga. Disciplina, simplicidade e humildade perante o aprendizado desta existência. Ajudando semelhantes a transpor os desertos que precisam atravessar em suas vidas.Em uma palavra : Amor.
Certo professor:
- Deus me livre ser normal.- Abaixo a "normose"!

O que eu tenho a dizer -II

" Viver e não ter a vergonha de ser feliz.. Cantar e cantar e cantar ..A beleza de ser um eterno aprendiz"( Gonzaguinha)


Viver de acordo com padrões externos. Isto é o que acabamos fazendo. Tudo o que devemos comer para ser saudáveis. As palavrinhas mágicas que devemos articular na frente do espelho para sermos membros do clube, tais como sucesso, poder e beleza! Cada um vivendo seus papéis e decorando suas falas impecáveis. Como sair desta roubada? Como deixar aquela lacuna em branco? Como não dizer uma frase de conciliação ou tentar ser amável, mesmo sem razão.
Qual o resultado? Aceleração , muita aceleração.
Hoje, por exemplo, eu estava orgulhosa computando mentalmente todas as coisas que já havia conseguido fazer, na verdade cumprir. Como se fosse vencer uma maratona tivesse que derrubar obstáculos. E é. Mil horas em vinte e quatro. Isto chama-se rotina.
Ontem saí para um barzinho, beliscos e um cálice de vinho e tal e, simplesmente não conseguia parar de falar , como se estivesse compensando aqueles minutos de relaxamento com um relatório semanal. Fim da picada?
E daí? O que fazer para sair da roda viva? Morar na selva ou no campo? Ingressar em uma comunidade Hare Krishna? Deixar crescer pelos nas pernas e nas axilas? Ingressar no movimento slow food? Comprar um outro livro de auto-ajuda? Fazer terapia até o último dia de sua vida? Fazer uma viagem para a Índia?Conectar-se em alguma televisão ? Viver um novo romance , capaz de fazer parar as horas?Todas as alternativas? Certa a resposta Sílvio!!
Só consigo pensar em uma possibilidade para resolver a equação: prioridade.
É preciso criar sua própria selva ou sitiozinho mental ou até em casa, investir em si mesmo( seja lá quem for este) e quando digo "si mesmo" digo naquela parte de si que não é possível tocar com as mãos. É preciso sim ter seu próprio templo dentro da mente e de vez em quando sair em estado de natureza ou como estiver afim, bege, desbotada, linda, feiosa. É preciso se analisar, conversar consigo com todas as faces que tem por dentro , deixar que fluam , libertem. Viajar nem se fala , nem que seja com sonhos ou fazendo caminhos diferentes para os mesmos lugares. Fazer dos mesmos lugares espaços diferentes.Quebrar seus protocolos, romper com suas liturgias e principalmente manter um permanente romance com a vida. De vez em quando este romance pode ter nome e pélos no peito, mas o verdadeiro romance tem que estar dentro de nós. Apaixonar-se pelos meandros microscópicos que estão incluídos no pacote de nossas vidas é muito estimulante e encorajador. Aquela frase nada famosa que diz que há muito mais entre o céu e a terra do que crê nossa vã filosofia, pode ser traduzida em " há muito mais entre o dentro e o fora de nós do que prestamos atenção".
Desta forma, atenção!!! Cuidado para não perder nenhum gosto, sabor ou cor. Não perder nenhum olhar ou música. Não esquecer aquele sonho maravilhoso ou aquele pesadelo no qual você ficou pelado no meio da rua. Pode significar muito porque trata-se de você. Não perca de sentir o bafão do seu cachorro psicopata, nem falte aquele encontro com pessoas importantes na sua vida. Seja determinante para si mesmo. Seja único como realmente é!Aí vai descobrir que sua luz não é apenas mais uma luz , mas uma grande luz, uma parcela fundamental para o todo e não um zero largado no final , depois de alguma vírgula. Faça a diferença com você mesma. Encontre seu próprio silêncio ou pedaço de paraíso e começe a viver presente em sua própria vida. Esteja aí o tempo todo.

    Fio  Entrei no absoluto e simples vagar do tempo. Invadi os espaços aparentes que reservei para um dia. Olhei minha própria fa...