domingo, 16 de maio de 2010

De volta pra mim

Hoje eu voltei pra mim
com uma palavra na boca,
é verdade, uma palavra meio louca
e que tem gosto de jasmim
Hoje eu voltei e estava em mim
com a palavra meio rouca e
que arranhava um silêncio que
deixei em mim.
Hoje eu voltei de mim,
fui repisando os passos
que esqueci num jardim,
com uma verdade pouca
mas que enfeito assim,
com puro carmim, boca
de batom e pano de cetim
porque a palavra que trouxe
louca, me tirou a roupa,
me deixou de mim.

Eu deixei a luz entrar de
trás da língua, pela garganta,
pra ela se mostrar e a palavra
rouca me cuspiu por fim
borrifando em gotas
cheirando alecrim
o meu faz de contas que
conto bem assim
Hoje eu me acordei de mim
e nem mais palavra
me entorpece assim
e nem o sonho que segurava
minha mão por mim,
nem ele me parece ruim
porque hoje eu acordei em mim.

Acaso feliz

Acaso , aquele responsável por fazer você viver coisas que jamais teria vivido se não houvesse acontecido determinado fato, de determinado jeito. Aquele que possibilitou que você vislumbrasse um outro ângulo para perceber algo .Aquele algo inusitado e inesperado que promove grandes mudanças e viradas na sua vida. Eu decididamente adoro o acaso, até por saber que a vida é , frequentemente, desestabilizada por ele que promove desvios, cria atalhos e forja novos personagens para atuar no seu roteiro.
Graças ao acaso (lembrado pelo professor Tejon) liguei a TV no programa do Jô, justamente no momento em que iniciava a entrevista com José Luiz Tejon sobre o lançamento do seu livro " A Grande Virada". (cinquenta regras de ouro...)

Fiquei muito impressionada com o ser humano e sua história incrível de vida, ou melhor, com seu olhar sobre sua história de vida. Ele diz que seu mérito foi prestar atenção nas coisas que a vida lhe oportunizava.
O senhor Tejon é uma daquelas pessoas que transpira um tipo de energia que imprime à vida uma natureza confortável .

Ele apresenta muitas tiradas formidáveis como por exemplo : " Preconceito não é o que o outro sente por você, mas o que você sente por você mesmo".

"Beleza é o que você faz com a matéra- prima que você tem em volta".

"Se você presta atenção nas batatas ( Foco), você não presta atenção nos burburinhos da feira( nas outras bobagens que desviam sua atenção) e centra-se em sua vida".( adorei esta).

Claro que os axiomas estão ligados aos vários momentos enfrentados pelo autor ao longo de sua trajetória de superação construída com riqueza e sabedoria.

Há um sem número de tacadas geniais que deu para perceber na entrevista. Encomendei o livro( que está com edição esgotada).

Ele afirma que 70% das vivências que temos podem ser muito legais , sobre tirar o melhor das coisas.

"A felicidade é o processo"...

"Somente a tua criança te salva"..

Ele cita o grande Machado de Assis " A arte de viver é tirar o maior bem do maior mal"...

Lembra que " Nós editamos o jornal nacional de nossas vidas".(nos colocando como produtores, editores e apresentadores de nossa realidade (in)comum.

"Para mudar de vida, mude seus relacionamentos..."


Mudar as conexões! Que coisa interessante não é? Mais uma vez o desapêgo e a impermanência da vida no conteúdo de todas as coisas...

Não dá para classificar como auto-ajuda, me pareceu mais uma avaliação das próprias experiências , que ele partilha com seus interlocutores, mostrando um enfoque positivo e encorajador do viver.

Enfrentamento da realidade a partir da riqueza da existência e dos fatos da natureza da vida, que tem como princípio nossa evolução como seres. Ao falar em evolução, lembra que não estamos andando sobre a Terra apenas para colecionar bens e satisfazer nosso ego, mas para crescer e lapidar nossas gemas brutas.

Fortalecer nossos alicerces através da experiência. Poderia parecer lugar comum, não fosse o fato de que estamos sempre esquecendo estas lições tão singelas e libertadoras.

Conhecer-se e observar-se deveria ser uma constante na vida de cada um de nós, mas infelizmente somos tão absorvidos pela panacéia do progresso que acabamos engolidos pela massa. Passamos a viver de generalidades , perdemos o foco e ficamos hipnotizados pela famigerada luz do túnel.
Já li "o Beijo na realidade" do mesmo autor, que traz vários relatos sobre sua vida e suas experiências pautados na necessidade de enfrentamento das próprias circunstâncias a fim de poder articular novos e concretos alicerces sobre os pontos favoráveis inventariados.
Sim , inventariados, é preciso fazer um auto-reconhecimento, um inventário das competências e das fragilidades que possuímos, dos talentos, atributos , deficiências, imperfeições. Enfim é preciso viajar para dentro, buscar elementos próprios, únicos , originais e ímpares que constituem nossa matéria-prima e usá-los para tornarmo-nos.
Excelente!!
beijos (trans) tornados
da melind@

    Fio  Entrei no absoluto e simples vagar do tempo. Invadi os espaços aparentes que reservei para um dia. Olhei minha própria fa...