domingo, 19 de abril de 2009

ENSAIO : do Aurélio, prova ou experiência com o fim de verificar o desempenho de alguma coisa....


bbbbbbbbbbb

Meu poema é modesto b
amador,b
não tem rima b
tem ousadia, tem destemor,
tem prosa de vida,
tem acerto, erro,
certeza, medo...


Minha prosa me revela b
como a imagem
que congela o tempo,b
Eu sou meu reinvento
me pretendo
me adapto
refaço

Enfeixo em linhasb
meus pontos
altos, vagos,
fracos,
Palavras cheias
imprudentes,
em filetes


Inflorescência de verbos,
sujeito de
pensamentos,b
aos cachos.
Substância.

bbbbbbbbbb

bbMelinda bb

Fortaleza e têmpera


Hoje pela manhã quando eu saí pela avenida Duque de Caxias para levar o bicho peludo ao seu passeio parei. Um momento... Onde está wally? Sempre os Domingos!

Uma cena familiar, de algum filme , hum! Pode ser " Eu sou a lenda". Ou éramos Pink e Cérebro. É! O vento forte que "varreu" a madrugada, que não era negro, trouxe além do ar gélido que anuncia um frio de outono pela manhã, a visão de uma cidade fantasma.

Canteiros cabeludos, o lixo espalhado, o tímido movimento das folhas, o cinza coloria o céu e apenas eu e o Stuart a procura de um poste adequado a pretensão de seus esguichos! Nada se movia, exceto a dupla andando pelos cubinhos de paralelepípedos nada históricos. Onde tinham se escondido os demais sobreviventes?

Estava ali a radiografia de uma sociedade civilizada que prenuncia seu ocaso! Seu lixo.

Restos de um talão de cheques do Banrisul, um enorme osso do churrasco de sábado, já banqueteado por algum cachorro descamisado e cobiçado pelo faro do Stuart. Um tênis deixado ao lado do container de lixo ( quase vazio) a espera de um pé pelado. Um pouco de papel picado , uma garrafa pet , um tubo de creme dental, um pote de margarina vazio.....e por aí vai.

Ah não , eu não estava representada naquele lixo. Sou mais esperta. Assisto C.S.I. Meu lixo limpo (reciclável) vai direto para a cooperativa de catadores. Gosto de ir até lá uma vez por semana e ver o trabalho de formigões que aquele pequeno nicho social faz no submundo do consumo.

Gosto de olhar os fardos amarrados e limpos. Me dá a ilusão de que é o bastante.

Mas o esquisito foi conhecer as pessoas fantasmas da manhã de domingo pelo lixo, pelo que deixaram, as cascas de suas vidas de ontem . Se tomaram aspirina ou diazepan, comeram pizza de onde. É! Duas versões, quem produz e quem consome o lixo.

Outro dia eu assisti um curta, já antigo, chamado " O príncipe das águas" , nome sugestivo. Narra a vida de um garoto que cresceu em um lixão e acreditava que só havia aquele mundo , que considerava o seu reino, a beira de um rio poluído. Um dia ele sai em um barquinho e alcança a parte limpa do mundo e passa a viver um conflito. Descobre enfim que havia um mundo "real " e não só o seu mundo de realeza do lixo. Se liberta enfim.

Me assusto ao olhar o avesso de nosso modelo social. O mundo do consumo onde cada um de nós é uma peça da engrenagem, nada mais que isso. Nada mais do que o que restou não consumido. O ter e o ser. Que medo V..........

Ainda não sei se o Lula é o Cara...mas

Alguns panos soltos que flutuavam por aí e que eu resolvi amarrar:

1. O cientista político Francis Fukuyama afirma :

" O problema do Brasil é o Legislativo. As regras eleitorais dificultam a formação de maiorias no Congresso, o que força os presidentes a criar coalizões com diferentes partidos. Um presidente brasileiro jamais tem uma maioria no Congresso, como o presidente Obama tem nos Estados Unidos. Além disso, os partidos brasileiros não tem disciplina. Isso é terrível. Os partidos não podem forçar seus membros a seguir a orientação do líder, o que obriga o presidente a fazer acordos paralelos. Esse modelo favorece a corrupção e dificulta a aprovação de leis."

2.O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama disse:
" Lula é o cara"

O escritor e jornalista Marcelo Carneiro da Cunha também afirmou algumas coisas muito interessantes:

" É dura a vida de colunista e escritor. Não adianta eu falar, insistir,berrar aqui nesse espaço ou onde mais me deixarem à solta. Tem que vir o Obama pra dizer em alto e bom inglês que o Lula é o cara, Lula is the man, e aí sim, a imprensa repete aos milhões, o Fernando Henrique tem um choque anafilático de tanta inveja e todo mundo cai na real." Será?
"Eu acho que boa parte desse preconceito contra o Lula é preconceito mesmo, do ruim. Olhem o que eu ouvi ontem mesmo de uma moradora de um bairro nobre daqui. Ela explicou que não torce para o Corinthians,porque, afinal "tenho todos os meus dentes e conheço o meu pai". Uffff. Lula, por exemplo, que mal conheceu o pai, na infância, e não sei quanto aos dentes, mas sei quanto aos dedos, torce para o Corinthians. E eleger o Lula foi um momento sublime para os brasileiros porque ele representou nossa aceitação de nós mesmos por nós mesmos, condição essencial para uma nação ser algo maior do que um mero país. Eleito, Lula nos libertou e o Brasil deu o salto que todos vivem, mesmo que não queiram ver. Na América Latina, e eu leio a imprensa dos nossos vizinhos, Lula é idolatrado como um grande líder nacional, que ama seu povo e se dedica a defender os seus interesses, ao mesmo tempo em que tenta sinceramente ajudar e integrar os que nos rodeiam" ...

O filósofo Michel Serres disse:
" No mundo há mais derrotados do que vencedores" (nunca ouvi nada mais equivocado)

Quanta coisa agita o mundo em Palomas hein Juremir!!!???
Acho que li em algum lugar o ponto de vista que adoto agora, descaradamente. Eu prefiro estar em cima do muro. Toda a posição defendida com paixão extrema acaba sendo perigosa e tende ao radicalismo. A direita, a esquerda...sabe......as ideologias que acabam se baseando muito mais em razões do que na razão. O presidente Lula é o possível.

Acho que os definidos por ele como..loiros de olhos azuis, que apoiaram sim seu governo, tendo em causa suas razões e o restante dos brasileiros, sabiam que o Brasil precisava passar por reformas e transições que só um governo construído por um partido que saiu da esquerda, trilhou uma história e encontrou o centro( que não pode ser chamado maturidade) ,mesmo que por vias tortérrimas, poderia concretizar reformas ou pelo menos tirar do ponto morto o país do futuro...
O PT deixou o posto praticamente vago na oposição( se não considerarmos a sombra do PSOL) e a clareza de que os demais partidos são negociáveis( no sentido mais nefasto).
Quanto a ser a aceitação de nós mesmos, é fato. O Brasil é o país mestiço que mais nega sua origem. É um país cuja maioria embora pobre , prefere comprar o Kit -Paraguai da classe média , assistir o Faustão , pular carnaval e torcer pelo timão. Aí o Lula é o cara. Acho que o governo revelou nossa face mais crua, nosso Congresso doente e nossas instituições titubeantes.Nosso povo alienado.
Estamos perdidos ainda, mas mais próximos do caminho. A cara do Brasil está estampada no espelho de seus poderes. A verdade não merece castigo.
Quanto aos derrotados e vencedores, de Serres, acho que fica ensolaradamente claro que é uma questão de ponto de vista, depende de que ponto olhamos, quem ganha e quem perde.......ou como se define um vencedor e um fracassado! Em cima do muro II. Perde aqui, ganha ali.




    Fio  Entrei no absoluto e simples vagar do tempo. Invadi os espaços aparentes que reservei para um dia. Olhei minha própria fa...