sábado, 11 de setembro de 2010

Respirar

Minha professora de Yoga é recorrente nas aulas quanto à questão da respiração. Mais especificamente sobre a importância da exalação.

Quem tem qualquer conhecimento sobre yoga já sacou que respirar está na espinha dorsal da prática. Por isso é tão importante retomar sempre o assunto. Na última aula falou algo que me deixou pensando:

-Quando nascemos nosso número de exalações está determinado.

Claro que é uma metáfora mas é um assunto para se pensar.

No Domingo eu assisti uma entrevista no canal livre com o cardiologista Carlos Alberto Pastore e entre outras coisas muito interessantes que ele afirmou estava a questão da respiração.

Há trabalhos publicados que constataram que quinze minutos de respiração profunda por dia podem alterar um quadro de hipertensão arterial( e não é apenas no momento, mas sim a longo prazo). Uma coisa simples que pode ser acrescentada a rotina de qualquer um e alterar por completo o quadro clínico, além de influenciar em todo o metabolismo.


A primeira coisa essencial para a vida é a respiração. Não seria exagero afirmar que quando respiramos estamos exercendo a prática de viver. Estamos vivendo. A Terra inteira respira, como um corpo uno. Dá para ter esta percepção ao atentar para este ato simples e tão inerente a cada um de nós.



Recentemente em outra oportunidade onde assisti uma pequena palestra com o zen budista Jorge Melo que esteve em Bigrivertown, veio à tona a questão da respiração.



Falando sobre a importância da meditação, prática que também tenho abraçado com imensa felicidade(embora ainda sem a disciplina prescrita), ele enfatizou o quanto é fundamental respirar. Cinco minutos de meditação(respiração) produzem benefícios inumeráveis para saúde mental e física.

Adentrar o olhar para nós mesmos e inspirar lenta e profundamente. Ouvir-se e relaxar. Conectar-se com o próprio corpo, sentí-lo, auscutá-lo. Há uma sinfonia de sons didáticos para nosso autoconhecimento.


Quando inspiramos e recebemos o oxigênio estamos conduzindo energia indispensável para nosso sistema. Quando exalamos estamos desapegando, mandando embora o resíduo das queimas gasosas. Estamos abandonando o que sobra. Esvaziando.



Existem inúmeros exercícios respiratórios profiláticos, mas a mais simples cadência e atenção ao movimento respiratório já pode gerar uma transformação espetacular.



Altera a forma de ver a vida, a auto-imagem, acalma e redimensiona a ação das substâncias químicas em nosso organismo.


Se fosse apenas uma forma de nutrição espiritual ou de trascendência ( como tenho ouvido ultimamente) já seria uma prática fantástica, mas é um ato vital e pode mudar a vida.
Eu, pessoalmente uso a respiração como uma forma de relaxamento para meditação. Me concentro no ato de inspirar e sempre busco prolongar o ato de exalação. No ato de exalação é muito importante ter uma consciência inicial para posteriormente obter o momento da entrega. Exalar (como diz a mestra) é entregar.
Respirar pelo menos três vezes antes de tomar uma atitude responder ou manifestar pode ser um desafio importante ( difícil). Pode até parecer um exercício exageradamente oriental, mas pode evitar muitos embaraços, combate à ansiedade e é uma atitude disciplinadora da mente.

Não. Eu não estou exagerando. É uma experiência muito simples, basta um fazer.

Sobretudo pode ser uma experiência de descoberta e de muito prazer. Convido qualquer leitor a fechar os olhos agora mesmo e centrar-se nesse ato tão sublime . Além de respirar resgatar na memória um momento de prazer e paz também ajuda a restaurar o equilíbrio. E não sou eu que estou dizendo..

Experimente-se!!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Nostalgia, escollhas e memórias...

Acho que estou ficando nostálgica , cada vez mais. Fico aqui conversando com meus botões e avaliando o amontoado de ítens, não diria amontoado, talvez acervo, é acervo é melhor. Então fico inventariando o acervo de memórias que me tornei. Tenho tão intensas vivências que não quero esquecer. Acho que tenho medo de perdê-las ou de me perder.

Os apelos para o novo são inúmeros. Como diria o poeta, o tempo não pára e justamente por ser implacável e ao mesmo tempo tão fugaz, ficamos querendo abraçar tantas possibilidades que a vida oferta . Há tanta pujança que me parece indiscutivelmente paralisante.

Fico travada entre o novo e o velho. Entre o fluxo que se oferece e os apegos, que talvez nem sejam apegos, mas um certo cuidado com as preciosidades que já coloquei em meu baú.
São muitas escolhas e a palavra escolha nunca esteve tão presente em meu pequeno inventário.
Depois de muito trilhar eu começei a perceber que não há apenas o lado A e o lado B. Existe um lado C, que talvez seja a ponderação e o equilíbrio.
Vejamos que o lado A é onde estão as melhores músicas, onde estão as escolhas objetivas . Há muita substância no lado A. Digamos então que trata-se da parte substantiva de nossa vida.

Como se fosse o lado direito do Cérebro. Organizado e prático.
Bom, o lado B, poderia ser a antítese, o contraponto. O aspecto mais interessante. Aquele que vai sendo construído com a dialética da existência. O aspecto subjetivo. A contemplação. O não óbvio. Para o lado B são reservadas as abstrações e adjetivações. Seria como dar acepção aquilo que vivenciamos.

E aí finalmente chegamos ao lado C. O lado do LP que não toca ,mas que deixa marcas indeléveis chamadas percepções e sensações. São as marcas ,como cicatrizes, aquelas que nos identificam como únicos. Nosso curso não pode ser reproduzido nem copiado.Muito menos gravado.

É resultado da nossa equação com nossas variáveis. É a sobreposição de todas as variantes em nosso complexo sistema multidimensional.


Na geometria desta minha obra que já acalento com tanta saudade, ficam muitos ângulos a conhecer ainda e muitos espaços para criar em meu baú.




beijo C
da melinda

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

domingo, 5 de setembro de 2010

Melinda , Alter e eu...

- Oi Alter! O que foi agora?

-Nada!

-Hoje é domingo e são exatamente 7:59. Eu posso saber porque me acordou assim cedo?

-Eu não consigo dormir mais?

-Por que? O que foi que houve? Estava indo tão bem!!

-Você está indo tão bem. Eu não estou indo a lugar algum! Eu não existo!

-O que é isso Alter? Eu não estou aqui te ouvindo? É claro que você existe. Se não existisse não teria me acordado em um domingo às 7:59!

Olha, nós podemos discutir isso às 8:59. Me dá mais uma horinha e vamos ter esta conversa!

-Eu estou em crise. Não está vendo! Estou com síndrome de alguma coisa! Eu tenho medo de morrer... Eu sou um fragmento de alguém inconsistente..

-Como assim , síndrome de alguma coisa Alter? Morrer? Você é mesmo um folgado. Desde quando fica conspirando enquanto eu durmo? Crises são para pessoas complexas e este definitivamente não é o seu papel!

-E qual é o meu papel? O que é que eu represento afinal nesta droga de vida?

-Bom já que perguntou eu respondo "você só faz merda"! Foi criado sob medida para executá-las.. Era só o que me faltava. Criei um Leviatã..

-Tá vendo! Esta é a verdadeira face tirana e sufocante que eu conheço! Esta é você! Não tem diálogo, parte logo para humilhação!Você é muito exigente com as pessoas.

-Alter são 8:10 e hoje é domingo. Você sabe que eu abomino os domingos. Domingo é um bom dia para suicídios e assassinatos e eu estou pensando seriamente na segunda possibilidade.,

-Vai firme..

- Olha esta conversa não vai levar a lugar algum, mas manda bala!Que história é essa de medo de morrer?

-Eu tenho pensado muito no meu legado.

-Legado?

-É! Todo mundo tem um legado! Uma história, uma vida pra contar. E eu estive pensando esta noite enquanto você dormia. A vida é um sistema dinâmico não-linear.Eu sinto que preciso de espaço porque estou sufocando. Você é muito egóica e eu simplesmente não confio na sua natureza inconstante!

-Egóica ? Alter a minha paciência está se esgotando. Que papo é esse ? Alter você é eu!!

-Somente a transformação pode ajudar e a transformação precisa de profunda aceitação.

-Alter...chega dessa brincadeira. Alter você é eu, mas posso assassinar você se ficar me enchendo o saco. Posso tirar o chip..

- Muito bem, agora você chegou ao ponto.Se eu sou eu onde está minha carteira de identidade? Onde está meu cpf? Cadê minha imagem nos porta-retratos? Onde estão meus projetos engavetados? Qual é ? Quando fiz minha última viagem de férias?

-Você está parecendo o Norman Bates!Bauer...Bates...até o nome hein...

-Quem?

-Aquele maluco que brincava de ser a mãe empalhada assassina!

-Está de sacanagem! Eu sabia!

-Você está sendo melodramático! Aliás, como sempre você está sendo melodramático.Eu não inventei você.

-Ah não?

-Não! Foi o Freud! Aliás Freud tinha um Alter Ego secreto chamado Wilhen Fliess!

-Vai pro inferno...

- O blog. Isso ! E o blog? O blog é a sua casa na árvore Alter! Teu universo particular! Tem até a tua foto negativa colorida.


-Não tinha pensado muito sobre isso...Na Melinda Bauer...

-Alter. Veja bem, não há a menor razão pra ficar angustiado. Esta aventura de morte está fora de questão. Alter você é eu....

- Eu sou eu?

-Não. Você não é você , você sou eu ou um pedaço de mim. Ou, eu sou você se te parece melhor assim!Eu sou, você Alter! Somos todos um, sabe como é...

-Melinda Bauer...Você não vai matar ela vai?

- Claro que não Alter. Ela é sua! E aliás precisa caprichar mais nas atrocidades psicopatas que tem colocado na casa da árvore da melinda. Estou achando tudo meio caótico....

-Caótico é?

-Bom Alter agora que você tem material para se enforcar, será que eu posso arrebentar a tua cara?

-....... Somo todos um lembra....

beijo caótico

da melinda

    Fio  Entrei no absoluto e simples vagar do tempo. Invadi os espaços aparentes que reservei para um dia. Olhei minha própria fa...