sábado, 11 de abril de 2009

Baboseiras-Fiquei bege...






Fiquei bege....



Não lembro de nada mais adequado para descrever certos estados de coisas que acontecem . Acho que às vezes precisamos ficar beges para poder mudar de cor, de gosto, de matiz, sabe como é, quando precisamos dar um novo tom às coisas.

Há momentos , ciclos, como o outono, ficamos beges na troca das nossas estações. Largamos a pele colorida do verão e começamos a desbotar até o bege morno, até chegar ao insípido e titubeante equinócio , nos seus tons inseguros e nostálgicos. Vamos descolorindo e enfim chega o inverno. Recolhemos tudo e guardamos no aconchego de nossos compartimentos mais íntimos . Reservamos. Esperamos o tempo de desabrochar. Readaptar-se , chegar ao equilíbrio .Renovação.

Pensando bem é preciso! A cada momento nosso corpo e nossa energia são alterados , interagimos com pessoas, substâncias , luz, enfim......é %$#%$#¨%%

As Moiras giram sua roda e traçam os tecidos do tempo.São tantos planos.

Todos estes estados são essenciais. Estas sazonalidades acontecem permanentemente, estamos sempre soltando nossas peles e trocando por novas, repetindo os ciclos como tantas outras espécies vivas......ou aparentemente.

Somos estranhamente belos !Somos estranhos ! Eu sou!

Há uma tendência a lutar contra a inércia, como se ela também não fosse necessária. Precisamos estar sempre produzindo alguma coisa , nem que seja um amontoado de baboseiras como estas que estou entornando .

Inexplicavelmente todo mundo acorda um dia e se olha no espelho ( lembrei daquele filme maravilhoso argentino " Elza e Fred") e não reconhece o que vê!!! No filme , a nossa heroína dispara certeira : Olá estranha...... (ao encontrar no espelho uma mulher de oitenta anos e não a diva que seus olhos ainda esperavam ver projetada) .Só que ela diz isto com a graça e a leveza de quem permanece incólume, como quem soube conduzir os ciclos de alta e baixa rotatividade. Falei em sabedoria..

O certo é que quando acordamos "cor de burro quando foge", não adianta muito mudar a luz ou virar o perfil para um lado e outro , passar a maçaroca que for porque o mau jeito não sai. Não adianta colocar aquela música new age e fazer respiração abdominal! A roupa parece que não é sua e o cabelo ganhou vida própria.
A tirada neste momento é verificar que tipo de energia estamos produzindo, que campo estamos gerando em nosso entorno. Que pensamentos estão habitando nosso mundo. A Receita é deixar o encardido sair , entregar.
Quando muda o trânsito da energia, tudo muda! É possível recuperar a própria moldura. Ter seu corpo de volta. A única coisa que muda é a energia que estamos produzindo. Somos mesmo uma equação complexa (mas nem por isso deixa de ser uma instigante experiência esta que temos conosco)!! Vaga-lumes emocionais.

Bom é isso , o meu bege se foi, como um Domingo( alguma música do Tim Maia).....!! Processou?

De nada eu sonho..



ddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddd

De nada eu sonho

me expulso, exponho,

me agito, me imponho,

me espero, proponho,

me entrego o medonho,

com graça e gosto

risonho de mim

o sonho....

ddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddd
Melinda

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Feliz Dia do Aniversário



Olha que coisa doida fazer aniversário.Quem será que inventou o aniversário? Quem foi o primeiro doido que comemorou seu aniversário e institucionalizou o Dia do seu aniversário?

Hum! Aposto que não tinha pensado nisso! Como eu até hoje! Não sei porque justo agora fiquei com esta idéia fixa.

Bom eu descobri que a vela de aniversário tem alguma coisa a ver com a Antiguidade em Roma , com o poeta Horácio e com a natureza divina do homem ser celebrada. É bonitinho ! E os gregos com a fumaça da vela indo para o céu e tal e coisa.
Bom, acredito que se formos mais a fundo este evento só se tornou um dever mais do que um direito( ou prazer) de cada um de nós no pós-capitalismo, não?

Mas a culpa é mesmo dos romanos ......eles já comemoravam o tal "dies sollemnis natalis".
Eu descobri também que ainda resta uma esperança....nem todos os povos comemoram o dia do aniversário..

Parece que no Vietnã( por exemplo) os felizes habitantes do paraíso comemoram coletivamente na virada do ano( algo parecido com o aniversário, mas não é aniversário). Olha que povo de sorte! Todo mundo parecido e comemorando o aniversário juntos. Maravilha. Sem melindres de dizer que estamos a mesma coisa, ou que nem parece que já estamos tão crescidos!! Gostei !

Imagina que eu vou ter que fazer mesmo aniversário, vou ter que subir um andar, virar o último dígito, fazer aquele balanço(papo furado), passar pelo inferno zodiacal ( seja o que for) ou inverno hormonal, lembrar que nem percebi que já tinha crescido. Lembrei até de uma boneca que eu ganhei quando completei dois anos , chamava Tânia. E naquela época as bonecas ainda não eram esquálidas e anoréxicas. A minha boneca usava maiô amarelo e era bem rechonchuda( nunca tinha escrito esta palavra).
Sugiro que seja feita uma fusão entre o dia da mentira e o dia do niver!! Que tal.......
Feliz aniversário Melinda!

A rua com gosto de luz...









bbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
Vejo a vida como a rua
às vezes longa..
por vezes nua..
um tanto louca..
inteira e tua..
como uma Lua...
Um tempo luz..
que me seduz...
vezes escura..
secreta rua..

Se vejo estreita,
corre vazia
discreta e perfeita
o segredo ,a alegria
a cama desfeita

Nem sei se fico
ou se me retiro,
que mundo sem jeito,
a rua prefiro

com cara de vento
e pé de subida
qualquer enfrento
na rua da vida,

Seja passagem ou
qualquer saída,
o gosto é de alento
que vem em seguida
e nada lamento..
caminho de tempo..
um beijo da vida..
Melinda




BlogBlogs.Com.Br

quinta-feira, 9 de abril de 2009

licenciosamente






E por falar em sobrevivente

com a morte não se apoquente

eis que chega lentamente

gota à gota

não se sente

pois de todo está dormente

o ser que habita tão somente

a carne, suave e quente,

e segue inerte na torrente

entregue completa mente.



Planto esta semente

pra ver se acordo o vivente

pra vida efervescente

que existe por trás da lente

que encobre simplesmente

o mundo real da gente.....

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Pensando sobre......e aprendendo sempre.......




"É mais importante SER abundante, do que TER abundância"!

"O difícil não é aprender a ser natural, mas como desaprender o artificial."

"É necessário subir por todos os degraus da escada do conhecimento para, só então, jogarmos a escada fora"!!!


( não conheço a autoria )


Recebemos uma quantidade enorme de material por e-mail, a maioria poderíamos viver sem nunca ter visto, mas há algumas coisas que seria uma grande perda se não recebêssemos!

Há ínumeros ppts saudosistas(que representam momentos de singela alegria para um considerável porcentual de quarentões e cinquentões), alguns que lamentam a perda de valores essenciais e outros são pura divagação, bucólicos e perdidos, como se não se soubesse em que compartimento armazenar aquela infância " feliz", ou nem tanto.

Minha infância foi cheia de silêncios e pontos finais, assim como a de muitos de minha geração. Sou filhote da ditadura. O ano de 1964 foi fundeado sobre o apagar das luzes e o fechar das portas, enquanto eu nascia alheia a tudo. Desta forma, abro um grande parêntese antes de afirmar que éramos saudáveis. Acho que estamos caminhando lentamente para um novo colapso nas relações, talvez na busca de um equilíbrio, entre as gerações nascidas no século ( passado, que medo ) XX e suas experiências no trajeto que construiu o sistema no qual nos afundamos até o pescoço agora e..., as abominações que andam caminhando pelas ruas ( pasmem) "soltas" e até ganhando fã clubes e tietes!! Credo! Que medo de novo!

Sendo assim, entre os oprimidos, hipócritas e cínicos, assim como alienados, que adoravam marchar vestidos de idiotas no sete de Setembro e abanar bandeirinhas para o presidente Médici, e as aberrações , conjuntos vazios ( expressão de uma saudosa amiga referindo-se às mentes contemporâneas ) que andam por aí fantasiados ou melhor uniformizados de palhaços( do tipo sem graça) , cheirando até pó de giz, surge um caminho novo, de uma geração madura, informada , inteligente e bem orientada, repito , bem orientada. Há luz no fundo do tunel!

A vacina contra a completa idiotização e imbecilização do homem virá por aí. Em meio às multidões de zumbis que andam errantes sem saber para onde ir, há uma geração de mentes admiráveis que ( não se sabe como , que medo III) transpuseram com leveza os saltos que a até então denominada "civilização " deu.

Eis(...) porque as frases que colhi , de uma mensagem sem créditos e repeti aqui:

É necessário que a geração do século ido, que medo outra vez, saiba ser e lidar com a abundância, com a liberdade e que aceite que passado é passado. Rei morto , rei posto. Ou nos adaptamos, ou sucumbimos ( e adaptar-se não significa querer ter trinta anos para sempre , pesar os mesmos 50 quilos e conhecer todas as expressões da moda).

É fundamental desaprender o artificial e o artifício que passamos a viver , por termos tido que viver sob a égide da mentira, das hipócritas crenças religiosas e dos medos e pecados e aceitar o que vem por aí....tornando-nos completos , com os dois pés fincados no hoje!

E finalmente......entender que só através do conhecimento, da consciência plena de si e de sua importância no todo, podemos viver esta transformação e aí jogar nossos fantoches fora, nossos amuletos, nossas fórmulas manjadas de ver sempre além de nós o que está errado.

Eu não daria um níquel furado para estar lá ( no passado) . Olho com carinho e principalmente com respeito para todos os dias passados desde o "homo erectus" até e especialmente os anos prateados e avermelhados da segunda metade do século XX. Mas é só....

domingo, 5 de abril de 2009

Uma cena de horror!!

Começa a temporada de caça às focas no Canadá. A estação está aberta, o governo canadense, sob a justificativa de controlar as populações de focas liberou geral.
Neste momento primaveril de um país que tem tanto do que se orgulhar, carniceiros legitimados, preparam-se para tingir de vermelho as terras do leste canadense, com o sangue das vítimas mais frágeis, os filhotes, que não tem como fugir. É possível acreditar que ainda há gente que vive disso?
Sim, imagine um ser que se diz humano , igual a você , que mata a pauladas um filhote e antes que seu coração pare de bater arranca-lhe a pele. Sim, porque com o perdão Ministra da Pesca , eu não acredito em Papai Noel.
Pois então. Eu acho toda forma de caça, que não seja para matar a fome(e olhe lá), uma atrocidade, uma selvageria, um comportamento primitivo de pessoas, perdão, que agem sem nenhuma consciência.
Ei pessoal , já inventaram o supermercado. Já existem formas mas moderadas de ganhar a vida. Ah, porque esporte não é mesmo!!Com licença!!
Todo mundo sabe que os animais não vivem conflitos existenciais, não tem consciência de si mesmos, blá, blá , blá...... :
-Ah! Por que você me abate caçador? Eu sou tão bonitinho!!
Mas ter a frieza de covardemente dilacerá-lo! Cá para nós!
Nem pescaria eu acho muito saudável, ficar olhando o peixe estrebuchando e depois jogar na água. Vamos combinar hein? Isto num pesque-pague. Perdão! Que mórbido.
Mas........., de outro lado, de forma muito mais grave , ainda tem "gente" que consegue vestir um artefato fabricado com a pele desses animais, obtida sob tanto sofrimento. Apesar de toda tecnologia desenvolvida em favor do politicamente correto. Bom proveito!!!
A física já provou que o Universo tem suas próprias leis. Tudo que vai , volta. E a sabedoria popular diz " Um dia é da caça e outro é do caçador". Lembra?
Bem, para felicidade dos seres de boa vontade deste planeta já há países que proíbem a importação de peles, como os Estados Unidos e este número precisa crescer e pressionar o governo canadense e outros países como a Noruega, que continuam a alimentar esta barbaridade . Não é possível ser indiferente. Sinto muito .......

Democracia , instituições e o escambau


Hoje, pela manhã eu lia perplexa uma entrevista com Vítor Hugo Cárdenas, ex vice-presidente do país vizinho, a Bolívia, que é professor universitário. As últimas mudanças ocorridas na Bolívia sob o governo de Evo Morales são mesmo de causar perplexidade. A única palavra que encontro para descrever as reformas constitucionais que passam a chancelar a prática de costumes primitivos tribais, das 36 etnias, que agora tem autonomia para executar castigos corporais. Sério ...CASTIGOS CORPORAIS constitucionais. E enquanto isso o povo assiste bovinamente incrédulo!

Por mais que o ponto de vista do ex vice-presidente pudesse ser tendencioso, posto que constitui a oposição, não há como negar o perigo que nos ronda. Não estamos falando de países africanos ou de estados teocráticos do Oriente Médio, estamos falando da América Latina. Estamos falando de um país que viveu, como o Brasil , um longo caminho na reconstrução das instituições democráticas pós-ditadura, na conquista de eleições e principalmente na consagração dos direitos fundamentais mínimos, primários ,essenciais, tais como a vida , liberdade , à incolumidade física , à dignidade.

A fórmula sectária e populista é extremamente perigosa, principalmente quando o nosso presidente Lula declara " que o ato foi decisivo para refundar a democracia no país". E que democracia?! A família de Cárdenas foi brutalmente atacada, espancada e humilhada com o aval na nova constituição democrática. A questão seria dar voz às minorias, sim porque estes representam apenas 30% da população do país.

E este discurso manjado parece bastante familiar por aqui, entenda-se MST, sistema de cotas e toca o bonde.

Isto demonstra o quanto são frágeis nossas instituições, digo nossas sim, porque as manchetes estão povoadas de fatos que ilustram o desgoverno e a permissividade, como a vergonha de um Senado Federal com mais funcionários do que trabalho e que não está nem aí para os clamores da sociedade .É sempre bom lembrar do discurso do Senador Jefferson Perez, que apesar dos dois anos passados, continua atualíssimo http://www.youtube.com/watch?v=QhSeR-amXlQ.

Nossa Constituição já é uma colcha de retalhos, só espero que não acabe em frangalhos , assim como de nossa vizinha Bolívia. Que medo!!

    Fio  Entrei no absoluto e simples vagar do tempo. Invadi os espaços aparentes que reservei para um dia. Olhei minha própria fa...