domingo, 5 de abril de 2009

Democracia , instituições e o escambau


Hoje, pela manhã eu lia perplexa uma entrevista com Vítor Hugo Cárdenas, ex vice-presidente do país vizinho, a Bolívia, que é professor universitário. As últimas mudanças ocorridas na Bolívia sob o governo de Evo Morales são mesmo de causar perplexidade. A única palavra que encontro para descrever as reformas constitucionais que passam a chancelar a prática de costumes primitivos tribais, das 36 etnias, que agora tem autonomia para executar castigos corporais. Sério ...CASTIGOS CORPORAIS constitucionais. E enquanto isso o povo assiste bovinamente incrédulo!

Por mais que o ponto de vista do ex vice-presidente pudesse ser tendencioso, posto que constitui a oposição, não há como negar o perigo que nos ronda. Não estamos falando de países africanos ou de estados teocráticos do Oriente Médio, estamos falando da América Latina. Estamos falando de um país que viveu, como o Brasil , um longo caminho na reconstrução das instituições democráticas pós-ditadura, na conquista de eleições e principalmente na consagração dos direitos fundamentais mínimos, primários ,essenciais, tais como a vida , liberdade , à incolumidade física , à dignidade.

A fórmula sectária e populista é extremamente perigosa, principalmente quando o nosso presidente Lula declara " que o ato foi decisivo para refundar a democracia no país". E que democracia?! A família de Cárdenas foi brutalmente atacada, espancada e humilhada com o aval na nova constituição democrática. A questão seria dar voz às minorias, sim porque estes representam apenas 30% da população do país.

E este discurso manjado parece bastante familiar por aqui, entenda-se MST, sistema de cotas e toca o bonde.

Isto demonstra o quanto são frágeis nossas instituições, digo nossas sim, porque as manchetes estão povoadas de fatos que ilustram o desgoverno e a permissividade, como a vergonha de um Senado Federal com mais funcionários do que trabalho e que não está nem aí para os clamores da sociedade .É sempre bom lembrar do discurso do Senador Jefferson Perez, que apesar dos dois anos passados, continua atualíssimo http://www.youtube.com/watch?v=QhSeR-amXlQ.

Nossa Constituição já é uma colcha de retalhos, só espero que não acabe em frangalhos , assim como de nossa vizinha Bolívia. Que medo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

    Fio  Entrei no absoluto e simples vagar do tempo. Invadi os espaços aparentes que reservei para um dia. Olhei minha própria fa...