sábado, 4 de abril de 2009

Você confiaria em alguém que não conhece?


Você confiaria em alguém que não conhece? Então como pode ter autoconfiança?

Sun Tzu, autor desta pérola, foi um general chinês que viveu no século IV a.C.

Quando li esta frase citada num site sobre filosofia oriental, foi como aquela sensação que contam as pessoas que extraem alguma parte do corpo(eu só extraí as amígdalas e não me lembro delas nunca , exceto quando fico rouca).

Você sabe que ela( a parte estirpada, no caso você) não está lá , mas dói.

Aquele alguém com quem você convive desde o útero da sua mãe não está lá.Isto mesmo, é como aquela parada do Platão, do mito da caverna. http://pt.wikipedia.org/wiki/Mito_da_caverna#Mito_da_caverna.

Você imagina que se conhece, mas se parar e pensar, vai perceber que é uma montagem feita com idéias e pensamentos preestabelecidos antes da descoberta do fogo. Não quero, como Platão, ser considerada uma corruptora da ordem vigente, mas o fato é que as coisas mudaram muito pouco por aqui desde as guerras do Peloponeso.

Lembrei de tudo isso porque ilustra o quanto somos intolerantes, baseados em padrões que engolimos inteiros, como comprimidos e sem ler a bula. São preconceitos, na verdade. Refutamos tudo que não se conjuga com nossos padrões. Fazemos o bom e velho julgamento das pessoas e situações , dispensamos os conselhos da nossa sensibilidade. Enfim , tudo o que foge ao controle de nosso mundinho montado, como se o resto fosse apenas um cenário.

Entretanto, neste cenário, como na tela de um monitor, cada ícone abre uma janela de possibilidades, que podem nos conduzir ao moksha. Ao sonho de consumo de Platão, ao lance do general chinês. Muito Insano?

E hoje...o que vai ser?


Bom, fiquei pensando no quanto é difícil não dizer alguma coisa sobre hoje, e, ainda por cima me dei conta de que, apesar de não ter acontecido nada demais, aconteceu uma porção de coisas. Dá para entender? Um dia comum , na verdade, não é um dia comum, é um dia único. Hoje , por exemplo é o dia em que eu estou com uma P. gripe, daquelas que se tem umas três ou quatro vezes na vida. A própria, parece que nunca mais vai embora e todo o corpo fica congestionado. Meu encontro com este vírus mexeu com meu juízo. Ele deve ter alguma coisa de especial.

Pensei , por exemplo, que a comunicação veio de nosso desejo de transcender o isolamento e estabelecer relações um com o outro( eu gripada em quarentena). Antes ( primitivamente suponho) era uma questão de sobreviver. Criamos um sistema de símbolos para comunicar tudo de abstrato que vivenciamos. Como a minha gripe?

Quando eu digo alguma coisa ( ou escrevo), por exemplo, gripe, a palavra atinge o outro penetra em seu cérebro e vai encontrar suas memórias de gripe, falta de gripe, gripe terrível..... E, isto é muita coisa para um só vírus.

Isto se repete o tempo todo e nós nem ligamos para as memórias que nos são estimuladas a cada momento. Olha só!

Então, enquanto os exércitos lutam contra o meu inimigo "pseudo-opressor" ou "franco-libertador" eu observo minha vida , como o vírus pseudo-opressor-franco-libertador sentado na primeria fila para olhar a tela com a película que rola no meu pensamento. Tudo sob controle.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Ensinando a viver/ O filme...


Carro andando .....David( John Cusack) - Somos feitos de átomos, sentados nessa pedra redonda, com centro de ferro líquido, presa por uma força que causa tantos problemas, que chamamos de gravidade, com todos os planetas girando ao redor do Sol a pelo menos 108.000Km/h, em um universo que pode estar perseguindo o próprio rabo à velocidade da luz.

Em meio a toda essa atividade frenética, estamos cientes de nosso próprio e iminente fim, que é um modo bonito de dizer que todos sabemos que vamos morrer, e tentamos ajudar uns aos outros, às vezes por vaidade, às vezes por motivos que não entendemos, mas às vezes nos ajudamos sem esperar nada em troca. Não é estranho? Não é esquisito o bastante? Por que precisamos ser marcianos? Será que se formos nós mesmos vamos poder estar onde estamos? (Boa pergunta!!)

Esquecemos que "somos " crianças que acabaram de chegar a Terra.

Somos como alienígenas, seres de muita energia e puro potencial, em uma espécie de missão exploratória e estamos aprendendo o que significa SER HUMANO.

Por algum motivo surgimos no universo e nos encontramos, não sabemos como , nem porque e descobrimos que podemos amar outro alienígena . E isso já é estranho o bastante para nós!!(...)


O filme " Ensinando a Viver" tem esta parada sinistra. Básica! É um toque de midas na vida dos plebeus. Portanto acho melhor parar de viver como uma ostra surda! Apesar do pálido ponto azul e apesar de mim e de você....a epopéia continua.......Namastê.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Apoptose


Outro dia quando viajava para Porto Alegre, lia uma matéria da revista Veja sobre o envelhecimento. Ultimamente tem me chamado atenção a quantidade de reportagens ilustrando o desejo de encontrar a fonte da eterna juventude e beleza . Há um espaço considerável nas publicações pseudo-científicas , nos veículos de comunicação e altíssimos investimentos em pesquisa . Tudo em nome da estética, da forma e de demonstrar que está tudo sob controle. É só uma questão de tempo. Mas, a matéria era justamente um novo enfoque, mais real, mostrando o tudo que ainda não entendemos.
Fiquei pensando o quanto a vida é inteligente e maravilhosa e que não adianta querer transformar a essência das coisas ........elas cumprem seu destino afinal, como aquela bactéria unicelular há bilhões de anos.
Imagine que as células do nosso corpo fazem um esforço de sobrevivência extenuante. A citada apoptose, que eu achei muito interessante, seria uma espécie de suicídio da célula doente em favor da manutenção da saúde do sistema , de seu equilíbrio ( nosso corpo). Isto é mesmo incrível. Existe o macro e o micro dentro de nós. Tipo universos paralelos ou coisa semelhante. Dentro destes múltiplos universos interligados que formam nosso corpo físico há uma inteligência superior às nossas mesquinharias. O que importa afinal é a vida. A Humanidade tronou-se extemporânea!
A grande incógnita, segundo a reportagem , seria o porquê do envelhecimento. Por que em um determinado momento da vida este mesmo sistema começa a falhar e começamos a morrer.
A hipótese apontada é a mais simples e surpreendente: o organismo desiste de se renovar ao ocorrer o final do ciclo reprodutivo, ou seja, quando não temos mais utilidade para perpetuar a espécie, para aumentar nossa população, para manter a vida como um todo no sistema planetário. The End. Começamos a morrer.
Chego a humilde conclusão de que nós é que criamos ilusões e ficções para não ver o óbvio. Atentemos para o simples ato de respirar.É só observar a natureza e sua sincronicidade absoluta. Tudo é perfeito. Nós somos perfeitos.

A Insônia tem glamour!


No final das contas " sofrer " com insônia é quase um contra-senso. Ser uma criatura que habita o universo das madrugadas é glamouroso. Um privilégio. Todo insone é um ser pensante, analítico e caprichoso.......geralmente na hora em que o resto do mundo sucumbe à sua natureza primitiva, sua mente fica rastreando um pensamento ou um único vacilo para transformá-lo no monstro do Lago Ness ( aquele da Escócia) que nunca ninguém viu, mas todo mundo já ouviu falar.
A insônia é um atributo dos comprometidos e dos engajados. Aquela história do sono dos justos é mais uma crença estúpida para fazer o insone ficar se sentindo um ET.
A noite é um campo fértil e silencioso. Basta aceitá-la, pois é uma forma de seu corpo dizer que você não está prestando atenção aos sinais, ou seja, você anda dormindo de touca.
Eu, por exemplo, já tentei várias técnicas para me deleitar com uma noite em vigília. Sou notívaga. Ao invés de ficar dando comida para aqueles pensamentos canibais que ela desperta, sim porque não é só você que fica acordado, os fantasmas percebem as luzes acesas e aioo Silver...
É importante não pensar na quantidade de radicais livres que você está produzindo com a sua tensão desequilibrada ( quase pânico, confesse). No dia seguinte é só compensar nos antioxidantes. Também não deve culpar-se por achar que seu cérebro não está produzindo aquele maldito peptídeo, que vai deixá-lo relaxado e sonhando com os anjos.
É preciso vê-la como um pico de energia, no qual você pode escalar uma montanha, participar de uma maratona. É como um campo exploratório. E sempre pode-se ameaçá-la com um comprimido, se a coisa ficar feia.
Há regras básicas como, nunca lembre como vai ficar amarrotado no dia seguinte, nem nos seus pêlos crescendo . Pense que existem 365 noites a cada ano....... E que ainda leva a vantagem de poder assistir a tela azul da televisão.
Pratique uma atividade agradável, como arrumar uma gaveta, fazer aquelas contas que ficaram penduradas, ler o jornal de ontem . Tenha uma insônia produtiva. Ouça o que ela tem a dizer e mergulhe no seu mundo. Transforme cada segundo de sua noite em uma eternidade ( não vai precisar fazer muito esforço).
Portanto, pegue uma lanterna e penetre na boca do lixo de sua mente. Olhe o estado das coisas. Foque na ala underground. Ouça sua insônia. Descubra-se!!!!!!!!!!!!

    Fio  Entrei no absoluto e simples vagar do tempo. Invadi os espaços aparentes que reservei para um dia. Olhei minha própria fa...