quinta-feira, 2 de abril de 2009

Apoptose


Outro dia quando viajava para Porto Alegre, lia uma matéria da revista Veja sobre o envelhecimento. Ultimamente tem me chamado atenção a quantidade de reportagens ilustrando o desejo de encontrar a fonte da eterna juventude e beleza . Há um espaço considerável nas publicações pseudo-científicas , nos veículos de comunicação e altíssimos investimentos em pesquisa . Tudo em nome da estética, da forma e de demonstrar que está tudo sob controle. É só uma questão de tempo. Mas, a matéria era justamente um novo enfoque, mais real, mostrando o tudo que ainda não entendemos.
Fiquei pensando o quanto a vida é inteligente e maravilhosa e que não adianta querer transformar a essência das coisas ........elas cumprem seu destino afinal, como aquela bactéria unicelular há bilhões de anos.
Imagine que as células do nosso corpo fazem um esforço de sobrevivência extenuante. A citada apoptose, que eu achei muito interessante, seria uma espécie de suicídio da célula doente em favor da manutenção da saúde do sistema , de seu equilíbrio ( nosso corpo). Isto é mesmo incrível. Existe o macro e o micro dentro de nós. Tipo universos paralelos ou coisa semelhante. Dentro destes múltiplos universos interligados que formam nosso corpo físico há uma inteligência superior às nossas mesquinharias. O que importa afinal é a vida. A Humanidade tronou-se extemporânea!
A grande incógnita, segundo a reportagem , seria o porquê do envelhecimento. Por que em um determinado momento da vida este mesmo sistema começa a falhar e começamos a morrer.
A hipótese apontada é a mais simples e surpreendente: o organismo desiste de se renovar ao ocorrer o final do ciclo reprodutivo, ou seja, quando não temos mais utilidade para perpetuar a espécie, para aumentar nossa população, para manter a vida como um todo no sistema planetário. The End. Começamos a morrer.
Chego a humilde conclusão de que nós é que criamos ilusões e ficções para não ver o óbvio. Atentemos para o simples ato de respirar.É só observar a natureza e sua sincronicidade absoluta. Tudo é perfeito. Nós somos perfeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

    Fio  Entrei no absoluto e simples vagar do tempo. Invadi os espaços aparentes que reservei para um dia. Olhei minha própria fa...