sábado, 23 de janeiro de 2010

Amizade, lealdade e amor : sou piegas

Quem convive com cães sabe o quanto isto torna a vida especial. Eu costumo dizer que o "meu" cachorro é um anjo, disfarçado de pentelho. O Stuart tirou carteirinha de anjo depois que começou a sobreviver a uma convivência atrapalhada comigo. Tornou-se político e atualmente está 50% no comando.
Já tive outros cães, não menos especiais e inesquecíveis. Posso assegurar que nenhum sentimento é tão simples e verdadeiro quanto aquele travado entre um cão e seu "dono". O vínculo se estabelece, sem máscaras, desculpas , simulações ou pretextos. Simples assim, incondicional e, o mais desconsertante, pra toda vida. Quem nunca teve o dia salvo por um rabinho abanando , um convite pra jogar bola ou uma lambida inesperada no nariz. A recepção é sempre como se fosse o dia do seu aniversário.
Talvez por isso seja tão comovente ver esta relação retratada pela sétima arte. Hoje eu fui ao cinema assistir a um filme sobre amizade, lealdade e amor. Ninguém melhor para retratar estes sentimentos do que um cão.
" Sempre ao seu lado", vivido por um cão Akita, Hachi e o dono que escolheu, Mr. Parker Wilson, interpretado por Richard Gere, é inspirado em uma história verídica de um cão que morreu em 1934. Hach , que acostumou-se a acompanhar o dono e esperá-lo ao final do dia na estação do trem, continuou a esperá-lo após sua morte. Dez anos se passam e o comovente amor de Hachi por Parker o mantém naquela estação . Saí do cinema precisando de uma plástica.
É isto. Enquanto cães não abandonam seus donos, a contrapartida nem sempre é verdadeira. Vivemos num mundo civilizado onde famílias abandonam seus idosos, seus doentes mentais, seus filhos, seus conjuges, enfim. Pessoas se abandonam por quase nada. Mais uma lição do mundo animal. Parece clichê?
Mas por outro lado. Claro que eu também esperaria pelo Richard Gere na estação( não seria nenhum sacrifício) e jogaria bola com ele, mas isto já não tem muito a ver com lealdade ou amizade. É assunto para outro post.
beijo esperançoso
da melind@

    Fio  Entrei no absoluto e simples vagar do tempo. Invadi os espaços aparentes que reservei para um dia. Olhei minha própria fa...