sábado, 10 de outubro de 2009

Outro idioma

Há alguns anos atrás conheci alguém , um pequeno alguém que me ensinou sobre um novo idioma. Até esse momento eu apenas sentia medo e desconforto ao lidar com os desalinhos da vida. É, a vida é desengoçada, imprevisível, inimaginável e até se dar conta disso, você vive um mundo incompleto.O previsível realmente não é a regra.
Nesse tempo começei a ser alfabetizada neste novo idioma que a vida ainda não havia me mostrado de perto. Eu não sabia soletrar olhares nem interpretar gestos. Nem imaginava o quanto significava o lento erguer de um pequeno braço ou o balbuciar de algumas sílabas, ainda que ininteligíveis.
Eu não sabia o quanto os olhos podem falar, orar, gritar, adorar , enfim. O olhar pode tudo, até mesmo impedir, dizer basta!
Estou falando de um rapazinho que hoje completa 15 anos. Eu tive a sorte de aprender com ele enquanto tentava descobrir como ensiná-lo.
Ele é portador de uma limitação física gerada por uma paralisia cerebral, simples assim.Um episódio de segundos que muda todo futuro . Isto acontece a todo tempo e a toda hora. Estas pessoas são grandes desbravadores de um mundo real, muito e às vezes cruelmente real.
Eu utilizava das brincadeiras para me proteger da minha falta de jeito, mas a verdade é que eu sabia o quanto estava lidando com algo delicado e com uma questão muito séria.
Cada pequeno sucesso para ele era para mim uma enorme vitória. Como eu era pretensiosa. Falar em vitórias parece muito clichê para entender sua vida. É melhor falar em verdade. Aprender e reaprender, adaptar, experimentar, questionar, desafiar, cair , tentar, levantar, ganhar, perder. Juntar tudo e recomeçar.
Eu fui privilegiada por ter convivido durante alguns anos com este ser único que está se tornando um pequeno cidadão.A partir daí eu conheci um outro mundo e entendi um pouco melhor o sentido da realidade, da diferença. Não acho nada melhor para definir a linguagem da nossa existência do que a palavra diferença.
Somos diferentes, únicos e temos que aprender a encontrar nossa própria trilha para a felicidade e ir escrevendo nossas histórias. Mas algumas pessoas como o meu querido amiguinho precisam ser originais e redescobrir a vida sob outras formas e sentidos. Isto pode ser muito duro, principalmente para os que o amparam e amam. Entretanto, é uma experiência grande, é rica e solidária.
A vida real é um aprendizado, um caminho de evolução e transcendência. È superação por segundo.
Este post é de gratidão pelas janelas e portas que se abriram permitindo que entrasse a luz da humildade em minha vida.
Sinto-me pequena quando encontro tamanhos desafios, mas deles brota a energia da superação e da coragem , que são inerentes a todo ser humano.
Este pequeno ser deu um toque de Midas em minha humanidade e me ajudou a aprender e crescer.
Hoje é um dia de glamour , terno e gravata borboleta . Hoje ele vai dançar com os olhos , a mente e o sorriso e isto ele faz como ninguém.
Um beijo terno e grato da Melinda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

    Fio  Entrei no absoluto e simples vagar do tempo. Invadi os espaços aparentes que reservei para um dia. Olhei minha própria fa...