domingo, 1 de agosto de 2010

Envelhecimento...

Eu ontem terminei de ler "A Humilhação", de Philip Roth". Confesso que fui com sede ao fim do pote e esperava mais. Fiquei esperando um episódio que alterasse o rumo de Axler, que protagoniza um ator já passado dos sessenta anos e que não consegue mais atuar. Em um determinado momento ele passa a não caber mais dentro da própria vida. Entropia.
O caminho que Axler percorre para a morte passa por um momento de retomada da vida , mas soa irônico e um tanto falso. O protagonista só consegue ser autêntico quando aborda seu declínio. Algo parece postiço no romance que ocorre entre Ax e uma lésbica quarentona.
Mas eu gostei de experimentar aquela catárse onde não se consegue mais convencer no próprio papel . Nosso homem teve uma carreira gloriosa no teatro e estranhamente passou a não conseguir atuar ,nem mesmo no próprio personagem. Perdeu o texto de sua vida. Que medo!
Fiquei pensando no aspecto pesado do título " A Humilhação".
Envelhecer(tema que transborda ) atualmente é como fazer MBA na área de gestão da própria vida. Não tem clichê. Cada um por si.
Não vejo decrepitude nem humilhação passando por perto.

    Fio  Entrei no absoluto e simples vagar do tempo. Invadi os espaços aparentes que reservei para um dia. Olhei minha própria fa...