domingo, 17 de maio de 2009

Tântalo e Melinda.....


Eu estava lendo uma matéria que cita o mito de Tântalo( mitologia grega é um prato cheio para o delírio). Utiliza o pobre rei de Corinto como pano de fundo para aludir a vaidade , a arrogância e a soberba. Esta de aspirar a mais elevada perfeição. Não se confunda isto apenas com vaidade. É uma análise muito superficial.
A idealização perseguida por cada um de nós e quase sempre alienada para formas do além mundo é um abismo bastante fundo. Por que? Porque a perfeição absoluta almejada foge a condição humana. Me parece irrealizável. Aquelas pessoas que referenciam este absoluto variam nas mais variadas culturas, na maioria das vezes representadas por mitos ou símbolos religiosos, que acabam por guardar em si a vitória sobre as tentações da matéria.
As maravilhosas tentações da matéria. Eu tenho a tese de que se não estou aqui para usufruir das deliciosas opções da minha condição ( em termos) ......
Agora , o que interessa? As religiões costumam propor uma idolatria a estes "deuses de magnitude desmedida" e uma condição de submissão e resignação dos pobres mortais pecadores e transgressores contumazes. Isto sim é abominável.
O Tântalo( do Ésquilo acho) por sua vaidade desmedida tenta se equiparar a condição de um deus e serve seu filho como iguaria aos deuses. Como punição advém a condenação humana a eterna (e estimulante) insatisfação. A busca . Sempre a busca.
O Tântalo estava no meio do caminho ao desejar chegar a ser como um deus ao invés de curvar-se a eles . A busca não deixa de ser esta, penso!! Acho que já somos deuses. Não! tenho certeza! Se não vivessemos aferrados apenas a ilusão do mundo a frente de nossos olhos, já teríamos encontrado a caixa de ferramentas que abriria o portal verdadeiro a nossa frente.Os poderes do gênio de Aladin seriam coisa de amador! Os iluminados de plantão nos últimos tempos já sabiam disso ......Pobre Tântalo interditado! Acho que os deuses gregos eram humanos demais, nao queriam concorrência!
Tomara que o Mokshinha não esteja se tornando um chato de galochas. Um blog psicótico obstinado por sapatear sobre as mesmas incógnitas !! Melinda quer transmutar-se em autoridade !! Hum!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

    Fio  Entrei no absoluto e simples vagar do tempo. Invadi os espaços aparentes que reservei para um dia. Olhei minha própria fa...