domingo, 15 de agosto de 2010

mokshavidades interessantes

Audiodescritores. Sabe quem são eles? São profissionais formados para promover a inclusão cultural das pessoas com deficiência visual. Atuam no teatro, cinema, TV e outros espetáculos e eventos sociais permitindo o acesso de pessoas com deficiência visual e atuando como se fossem olhos. Achei fantástico e nem sabia desse projeto.
Imagine uma ópera de Verdi descrita , narrada, verbalizada em tempo real , ao vivo. É isso mesmo. Estar no teatro e simultaneamente ao espetáculo ter um narrador que descreve minuciosamente o contexto , desnudando a escuridão e jogando luz em recantos antes imperceptíveis. Munidos de fones os espectadores são conduzidos pelos cenários , platéias, sensações, histórias, figurinos e , claro, pela música.
Esta realidade existe e vem ocorrendo no Theatro São Pedro, em São Paulo, onde já foram apresentadas as óperas Cavalleria Rusticana, Pagliacci, o Barbeiro de Sevilha e a última foi Rigoletto , de Verdi, em Julho de 2010. A iniciativa merece aplausos, assim como a PUC de São Paulo e o Teatro.
¨¨¨¨
Outra notícia digna de nota é a criação do site meretíssimos, que monitora o desempenho dos ministros do STF. Criado pela ONG Transparência Brasil, o projeto apresenta indicadores de desempenho de todos os ministros do Supremo Tribunal Federal, a mais alta Corte do Estado.
¨¨¨
E por falar em justiça vamos às eleições e à Lei Ficha Limpa(LC135). Debaixo de tempestade o Ficha limpa já foi ameaçado pela inconstitucionalidade , sobreviveu e agora vem sendo massacrado por liminares concedidas por nossa corte de justiça. Das 926 candidaturas protocoladas no TRE/RS 27 foram impugnadas pela PRE/RS. Resta saber o desfecho...

    Fio  Entrei no absoluto e simples vagar do tempo. Invadi os espaços aparentes que reservei para um dia. Olhei minha própria fa...