domingo, 26 de setembro de 2010

Inveja dos uruguaios...Mama Mia..


José Alberto Mujica Cordano(Pepe), nascido em 1934, é um agricultor e político uruguaio, atual presidente da República Oriental do Uruguai eleito pela coalizão de centro-esquerda.Também poderia ter dito ex-guerrilheiro tupamaro.

Não fosse apenas pelo simples fato de que o atual presidente uruguaio adora cães(não tem conta de quantos vira-latas possui na Chácara onde vive)já teria minha simpatia, mas ele dá uma lição de política e estadismo de fazer inveja(muita inveja ) a nós brasileiros.

Os uruguaios tiveram a felicidade de eleger um presidente, que assumiu em 2010, e que , como nossa candidata Dilma, também participou de lutas e movimentos políticos no período nefasto da ditadura militar. Entretanto Mujica jamais precisou passar por um personal para reconstruir sua imagem. Ele usou na campanha sua honestidade,transparência(troglodita), simplicidade e empatia, próprios daqueles que não precisam maquiar projetos políticos e não temem escândalos e imprensa.Todos tem um passado.

Senti sincera inveja dos uruguaios que foram às ruas festejar pela vitória de um candidato cuja campanha não fora forjada por militância paga, fato que me entristece e envergonha profundamente. Quem sai às ruas deste Brasil em um Domingo vai encontrar os deprimentes mercenários alugados, bem barato,segurando bandeirinhas , poluindo ruas e entregando santinhos de pessoas que sequer imaginam as razões.

Lógico que restam alguns solitários convictos, mas são exceção.

Confesso minha inveja, ao perceber que nosso vizinho, apesar não estar ingressando no grupo das maiores economias do mundo e não chegar nem próximo dos números (que enchem os olhos)e pontuam o crescimento econômico brasileiro, podem sentir a satisfação de ter eleito um presidente do quilate do estadista e socialista Mujica.

Um homem de idéias oxigenadas e modernas, mas que não perdeu suas tradições e princípios. Não é preciso usar ternos Armani ou ficar amigo de George Bush para tornar-se um bom presidente. Também não é necessário ter uma esposa recauchutada ou repaginada. Pasmem.
Só para constar , José Mujica vive em uma Chácara, com sua esposa, que é senadora e também tem uma história de luta em guerrilha.
O presidente não utiliza carros oficiais, não usa gravata e nem se sujeita a barganha barata.Embora pareça um homem simples possui envergadura rara e horizonte largo. Não usa frases vazias e é suficientemente cauteloso.
Avesso às bravatas e pragmático, com seu realismo diagnóstico, transmite confiança e credibilidade.

Não sou autoridade política para ter relevância bastante em minha avaliação, mas acho que basta verificar os ingredientes para imaginar o resultado da mistura. Brincando de articulista é possível transladar o micro para o macro da pólítica.

O Uruguai é um país cuja economia se sustenta com a agropecuária e que parece ter estacionado no tempo, mas nas áreas da saúde e educação nos deixa comendo poeira(IDH é 0,865) .É para ter inveja dos uruguaios. Não por sua Punta del Este ou a glamourosa Montevidéu, mas porque ainda são capazes de fazer política com a ética que se garante pelo fio de bigode.

Claro que todo país conhece os sinais de corrupção, mas se as instituições não se contaminam e a imprensa livre é assegurada as digitais são preservadas e estamos em um sistema saudável.
Não é preciso ser um cosmopolita para fazer um governo inteligente. O presidente uruguaio é um homem do campo que conquistou com cautela a sabedoria que manifesta.Passou uma duzia de anos preso durante a ditadura militar. Em 2004 foi o Senador mais votado. É prudente ao avaliar seus vizinhos latino-americanos, de Chaves à Lula, mas deixa escapar nas entrelinhas o descalabro. É fã de Lula, por sua trajetória de ascensão e conquista e deixa claro a simpatia à candidatura de Dilma . Ninguém é perfeito.

Algumas de suas idéias mais admiráveis estão nas amarelas de Veja(29 Set. 2010) :

" ..gostaria que as pessoas aprendessem a ser chefes de si mesmas.."

"Sou socialista porque sou inimigo da exploração do homem pelo homem, mas isso não inclui defender um estado grande e um funcionalismo inchado... "(e eu acrescentaria uma máquina estatal aparelhada para manter-se no poder) ;

"...Não tenho empregados...Eu arrumo meu quarto e lavo meus pratos. Minha esposa corta o meu cabelo.Vivo de acordo com o que penso..."
Ao ser perquirido sobre a relação com a imprensa "...Quanto mais educada e qualificada for a população, maior diversidade haverá de opiniões, o que é muito bom.Quando um governo se mostra mais tolerante à diversidade, acaba ajudando a formar uma imprensa respeitosa. Quando radicaliza nas suas idéias, no entanto aí vai tudo pro diabo..."

"...A melhor lei de imprensa é a que não existe..."

"...As divergências ideológicas deveriam se restringir a melhor maneira de distribuir riquezas..."

do site Leitura Global:
Mujica..."Digo-te que meus sonhos me levam hoje a crer que, para construir algum dia uma sociedade melhor, necessitamos de um país rico materialmente e tremendamente incluído e culto. Não que por ter essas duas coisas se irá criar uma sociedade socialista, mas sem essa questão prévia de massificação de conhecimento e cultura e de riqueza compartida, não há condição. Não caminha isso de se igualar por baixo, temos que nos igualar por cima. Mas esse é o meu sonho, e eu tenho 74 anos..."(leitura global- entrevista por Clarissa Pont)

Se deu para perceber um quê de desalento na minha fala, acertou! "Há alguma coisa podre no reino da Dinamarca..."digo no nosso querido Brasil. "Se correr o bicho pega , mas se ficar o bicho come..." É esta a frase que sintetiza a minha avaliação do próximo pleito eleitoral. Não tem saída. Votar no retrocesso do "Pântano" é um suicídio, mas abraçar o perigoso continuísmo é um risco . Plano B é a mais pura ilusão. O negócio é ficar curtindo uma inveja do vizinho, enquanto isso for possível. Da-lhe dor de cotovelo.
Ok , eu posso estar exagerando um pouco. Uma pitada de melodrama ? Certo! Estamos em outro capítulo...

BBC Brasil, Fev. 2010.
Revista Veja, 29 Set. 2010.(amarelas)
http://leituraglobal.com/494/ - Revista Teoria e Debate n.84.
A foto é da revista Teoria e Debate

Beijo invejoso

da Melinda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

    Fio  Entrei no absoluto e simples vagar do tempo. Invadi os espaços aparentes que reservei para um dia. Olhei minha própria fa...