terça-feira, 18 de agosto de 2009

Adeus Betina

Há cerca de três meses eu acolhi um maravilhoso tufo de pelos pretos lisos, uma mistura de Capitão Caverna com furacão Katrina. Era uma cadelinha descamisada e perdida a quem dei o nome de Betina. Lembrei da humildade da personagem Betina Botox( do Terça Insana acho) no youtube e ela gostou do nome, caiu como uma luva. Uma mistura de charme e modéstia. Enfim, passei semanas colocando cartazes a procura dos legítimos proprietários da Betina, uma bela cruza de puddle com yorkshire, que a veterinária avaliou como tendo uns 10 meses. Foi em vão.
Então dei-me conta de que a Betina era mais um caso daqueles em que as pessoas adotam bichinhos e quando se tornam inoportunos simplesmente os esquecem e abandonam. Não há algo mais triste do que uma conduta destas. Pessoas abandonam filhos, pais idosos , doentes mentais , porque não abandonariam animais... Animais não falam e nem cobram condutas morais ou éticas. Eu disse pessoas? Desculpe...Não entendo os sentimentos dessa ordem de seres vivos . Essas criaturas não leram " O Pequeno Príncipe". Não tem noções elementares de responsabilidade. São assustadoras até.
O fato é que pensei que seria fácil encontrar um lar adotivo para a bichinha porque ela é extremamente doce e meiga, seria capaz de conquistar o amor de algum humano como já havia conquistado o meu. Facilmente. Também pensei que seria fácil deixá-la ir.
Quando dei por mim a Betina já estava apoiando a cabeça no meu pé e me seguindo por toda parte, como uma guardiã. Ela me adotou . Me seguia com os olhos por todos os lados e ficava indignada se o Stuart chegasse na frente em alguma brincadeira. Demonstrou ser craque com a bola e fez todas as acrobacias possíveis para conquistar o coração do amigo Stuart. Ela mostrou quem dava as cartas. Macho alfa . Ocupou um grande espaço por aqui, principalmente com o enorme afeto e carinho que os filhotões tem. Sempre achei que , sem querer ser melodramática, os animais são uma lição constante. Sempre se mostram dispostos a superar qualquer impasse. Seguem em frente.
Quase três meses e a Betina não havia encontrado uma nova família. O Stuart estava de mal com a vida e eu já estava avaliando a possibilidade de ficar com ela, ainda que soubesse que não era uma decisão sensata. Deixei a questão esfriar e coloquei no meu mundo mental que precisava encontrar um lar legal para Betina. É impressionante como devemos cuidar o que pensamos e desejamos. Shazan.
Ontem este dia chegou e foi bastante duro! Nós duas sofremos , provavelmente mais eu do que ela. Meu coração ficou partido e a quadrúpede deixou um vazio e muitos pêlos em casa. O Stuart está comemorando até agora. Recuperou sua supremacia doméstica.
Ela foi para um lar com crianças , avó e espaço. Tudo que os cachorros amam! Mas eu vou morrer de saudades e torcer para que ela seja muito feliz. A Betina seguiu em frente, como tudo na vida.
beijo melancólico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

    Fio  Entrei no absoluto e simples vagar do tempo. Invadi os espaços aparentes que reservei para um dia. Olhei minha própria fa...