sábado, 22 de agosto de 2009

Dia do orgulho ateu...


Fábio Fujita inicia a matéria( esquina) na última Piauí com a frase " Sorria !O inferno não existe! A má notícia é que o céu também não" Simpático não? Eu acho!
A boa notícia na realidade é que o Brasil já conta com uma Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos, Atea, nascida formalmente em novembro de 2008, estabelecendo em seus estatutos o propósito de defender o ateísmo e combater hostilidades e sanções sofridas por seus adeptos, além de difundir premissas anti-Deus como base de um caminho filosófico consistente.
Eu não sou propriamente adepta do ateísmo, mas acredito que toda forma de crença religiosa é uma limitação grave do exercício da inteligência. Não concebo mais que alguém com um mínimo de bom senso e lucidez se submeta a preceitos dogmáticos e rituais que entendo primitivos e ilógicos. Acho que o erro está na forma como concebe deus.
Os deuses para os quais as religiões alienaram o destino de seus fiéis tornaram-se uma excelente fonte de poder( econômico inclusive) e manipulação( mancheias manchetes Edir Macedo ) . Não fosse apenas isto são uma forma rudimentar de alimentar a grande impostura que vem governando mentes ao longo de séculos.
O presidente da associação é Daniel Sottomaior e aponta que os ateus são alvo de preconceitos, tanto quanto homossexuais e demais minorias porque são associados a um "mal". Acredito que são na realidade uma ameaça às mentes limítrofes que preferem seguir o rebanho. Já pensou se elas tiverem que pensar por si ou se tiverem que arcar com a responsabilidade integral por suas escolhas. Encarar erros e tropeços, falhas de caráter e deficiências humanas pode ser assustador sem os velhos intermediadores e intérpretes.
O mundo não precisa de um Deus previsível, vingativo ou redentor de "pecados". Ah...eu acrescentaria que pecados também não existem. Erros sim.
Religiões são distorções . Religião vem de religare, re + ligar. Ligar novamente. Encontrar seu eslabon perdido , sua essência, sua partícula divina, sua conexão com a vida. Há tantas formas mais saudáveis ,a meu ver, de encontrar o próprio caminho. Enfim. Achei a notícia muito oportuna.
Na Inglaterra uma campanha similar está estampada nas laterais de ônibus sob o slogan There's probably no God. Now stop worrying and enjoy your life - "Provavelmente Deus não existe. Agora pare de se preocupar e aproveite a vida." No Brasil a idéia seria ,segundo o presidente da associação Sottomaior : "Sorria! O Inferno não existe" ou "Você é quase tão ateu quanto nós. Quando entender por que não acredita em todos os outros deuses, saberá por que não acreditamos no seu."
O Dia do Orgulho Ateu, é 12 de fevereiro em alguns países, em homenagem ao nascimento de Charles Darwin, pai do evolucionismo e inimigo número 1 do criacionismo.
Bom , o tema é árido, mas o que importa é que está na pauta. Justamente porque é um passo importante , um avanço em direção a evolução da Humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

    Fio  Entrei no absoluto e simples vagar do tempo. Invadi os espaços aparentes que reservei para um dia. Olhei minha própria fa...