sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Procura-se viva ou morta !


Porque será que as baratas nunca morrem? Pelo menos as que conheci ( pelo menos na minha memória)!
Por mais que a experiência e a razão indiquem que tudo acabou, sempre fica aquela sensação de que há algo mais terrível por trás do aparecimento de uma barata. É a espécie mais nojenta que existe e confesso que é a que mais me perturba. Tenho pavor de baratas, principalmente se for depois das 18h.
Isto porque é a hora que elas se combinam e saem às ruas como zumbis famintos , tomam conta dos espaços, do lixo e começam a procurar portas distraídas para passar por baixo. Procuram humanos como eu pra aterrorizar.
Hoje pela manhã a primeira criatura que eu visualizei quando fui até a área foi um indivíduo biltre desses . Estava lá, com cara de morta. Saciada da farra noturna. Fiquei pensando quem teria feito o serviço.
-Betina? ( a descamisada)
- Stuart?
Silêncio.
Quem sabe um inseticida, algum veneno?
O fato é que eu peguei uma pá e fui juntar aquela poça de excremento da minha vida. Quando me aproximei a velhaca começou a mover as patas, primeiro devagar, depois rápido.
Minha intuição disse que eu deveria dar-lhe uma chinelada e desintegrá-la, assim não poderia mais existir por falta de corpo. Imaginei toda aquela meleca nojenta saltando e empesteando tudo. Mas depois me acalmei e pensei comigo.
- É só paranóia! Ela está envenenada e praticamente morta.
Juntei a coisa com a pá e joguei na lixeira.
Saí dali com a sensação de que não havia agido corretamente, mas não me dei por vencida. Não ia sucumbir a um pensamento histérico, era só uma barata. Um inseto. Uma espécie inferior, primitiva, escorregadia, uma vadia traiçoeira e que nunca morre.... (e eu coloquei ela no lixo, no meio da comida, foi como Popeye e o espinafre)
Voltei até a lixeira, abri e ? Onde estava a descarada?
Eu não poço acreditar que fui tão inábil. Como posso ter sido tão ingênua?
Revirei o lixo enojada e já disposta a tudo!
Nada.
Olhei para aqueles dois inúteis peludos.
-Para que servem vocês afinal? Não sabem latir mais? Não sabem caçar mais? O que houve com o instinto selvagem? Andaram assistindo demais a história de Elza? -Ambos apenas me olharam de forma complacente :
- Histérica! Controle-se!
- Eu sei que meu senso de realidade está afetado. Meninos eu sei que não há diferença entre uma barata e uma joaninha. Tudo é diversão. Não é mesmo?
Corri até o armário. Rodóx, Mortein, eu ainda sou do tempo do rodóx. Qualquer coisa definitivamente letal, lenta e dolorosa. Saí impregnando tudo de veneno . Pensei até em passar na pele e beber um pouco para evitar dissabores futuros.
- Grito!
O fato é que agora não adianta se arrepender. É um fato consumado . Pensei que deveria aproveitar a oportunidade para ir fundo na questão. Enfrentar meu medo, melhor , meu pânico, meu pavor, horror, ojeriza......desespero......
- Grito!
Pesquisei sobre o ser abjeto e tentei descobrir algumas coisas que podessem servir para jogar luz no poço. Como uma mulher do ano 2009, que faz depilação com cera e terapia pode ter medo de baratas. Resolvi tratar o assunto de forma profissional. Levantamento da situação.

Abaixo algumas informações sobre o inimigo. O fato sugere medidas extremas:

1.Várias espécies se tornaram resistentes aos inseticidas.
2.Como as baratas comem lixo e restos, elas podem espalhar bactérias;
3.Quando elas andam, deixam rastros de fezes, que utilizam para encontrar o caminho de volta;
4.Além de serem espessos, esses rastros podem causar manchas e odores
5.As proteínas na saliva e nos restos da barata também podem causar alergias e agravar a asma;
6.Pode ser extremamente difícil acabar com elas. Uma razão é seu comportamento natural(agilidade e rapidez);
7.Como elas são noturnas, muitas pessoas não percebem sua presença até que sejam tantas que acabaram sem lugares para se esconder;
8. Embora existam milhares de espécies, apenas estas (grave bem o nome das meliantes)infectam nossas vidas:
Blatella germanica, a barata alemã,Periplaneta americana, a barata norte-americana ou barata de esgoto,Supella longipalpa, a barata de listras marrom,Blatta orientalis, a barata oriental.


Agora a parte boa. Ame uma barata...

1. Elas já trabalharam brilhantemente em Joe e as baratas;
2. Apesar da reputação ruim, as baratas são uma parte importante de muitos ecossistemas;
3. Embora algumas sejam perturbadoras, a maioria só quer cuidar da própria vida( ao contrário de muitas de suas amigas); (jura)
4.As baratas são fascinantes. Elas são insetos primitivos - existiam milhões de anos antes dos dinossauros e evoluíram muito pouco desde essa época;
5.Elas ficaram com problemas de relacionamento com outras espécies porque ganharam aquele corpo magro , horroso, sem peito e sem bumbum ;
6.Perto dos resíduos gerados pelo homem, as baratas são politicamente corretas, praticamente um Green Peace ( um documentário sobre suas vidas faria mais sucesso do que o do All Gore);
7. As baratas são seres cosmopolitas, modernos e podem dar uma lição de superação ao longo de sua história como sociedade;
8. Alguém tem que fazer o trabalho sujo, ou melhor, comer seu lixo;
Considerando prós e contras, como diz o ditado "no amor e na guerra vale tudo"!
Afinal, estes insetos repugnantes vivem cruzando meu caminho, como na saga Kafka-lacraia-e-metamorfose.

Procura-se viva ou morta !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

    Fio  Entrei no absoluto e simples vagar do tempo. Invadi os espaços aparentes que reservei para um dia. Olhei minha própria fa...