sábado, 24 de outubro de 2009

Esquisitices: alguém ainda duvida da teoria do caos?

Duas leituras diferentes e que convergem para o mesmo ponto de vista. O mundo é comandado por um universo de possibilidades impensáveis que acabam ordenando nossas vidas.
1.Uma desastrosa erupção vulcânica nas Filipinas, no Monte Pinatubo, promove a destruição e morte de dezenas de pessoas em 1991. A erupção lançou na atmosfera milhões de toneladas de dióxido de enxofre(SO2), o gás subiu pela atmosfera, atingindo a estratosfera e espalhou-se pelo planeta. Esta camada provocada pelo gás, diminuiu a incidência da radiação solar e a temperatura média do planeta caiu 0,5ºC.
"SuperFreakonomics" é o livro cujos autores Steven Levitt e Stephen Dubner, respectivamente economista e jornalista, apontam tais imprevisões como sendo a zebra da loteca. Digamos que existe uma ordem do imprevisível que desafia toda ordem e metodologia. Uma catástrofe que joga luz sobre a questão mais debatida do último milênio, o aquecimento global e seus negros prognósticos quanto ao futuro do planeta.
De outra feita, uma ilustre desconhecida inglesa, atendente de central de táxis e comerciante virtual eventual de produtos cosméticos, joga no Youtube um vídeo caseiro, megasuperamador, onde revela seus segredos e dicas de maquiagem e torna-se uma celebridade da web, com 60 milhões de acessos. Ganha uma marca de produtos cosméticos e ainda publica um livro com seus conselhos autênticos de como ganhar ares de Rihana, Angelina Jolie, Avril Lavigne , entre outras.
Existe maior comprovação de que esta total imprevisibilidade é regra.
Lauren Luke tornou-se uma celebridade. Daqui a pouco será consultora de divas e até escreverá sobre auto-ajuda.
Eu, como uma defensora radical da teoria do caos, não poderia deixar aqui de registrar minha alegre incredulidade com fatos tão curiosos( no mínimo), simpáticos e empolgantes.
É , a vida na ervilhinha é surpreendente.
beijo deslumbrado da melinda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

    Fio  Entrei no absoluto e simples vagar do tempo. Invadi os espaços aparentes que reservei para um dia. Olhei minha própria fa...