sábado, 12 de junho de 2010

Onde vivem alguns dos meus monstros...

Assisti a três filmes muito interessantes e de categorias bem diferentes, mas cada um se deixou um pouco em mim. Sabe quando ficamos lembrando de determinadas cenas e falas repetidamente. As três histórias falam de superação . São laboratórios instantâneos.Vamos a nossa catarse!

O primeiro foi " Preciosa" do diretor Lee Daniels . Nada leve, mas muito corajoso. Por quê? A história é de enfrentamento e superação. Amo histórias de superação. A personagem era uma menina negra, que devia pesar uns cento e cinquenta quilos. Ela fora violentada pelo próprio pai desde os três anos de idade com a anuência da mãe que também a abusava . Engravidou duas vezes do pai e o primeiro bebê tinha síndrome de down. Para completar o pai lhe transmitiu o vírus da Aids. Se tudo indica que o filme é um drama de exagerado mau gosto, esqueça! A excelente Gabourey Sidibe nos conduz por dentro do limbo que criou para sobreviver. É interessante ver como alguém sem luz própria (ou que se acreditava assim) canalizava toda sua dor para fantasias bizarras que caminhavam lado a lado com sua dura realidade. Pra pensar!!!
O segundo foi o absoluto "Onde vivem os monstros" Spike Jonze . Este é o meu número! Um garoto de cerca de nove anos( aquele que todo mundo tem por dentro) vivendo uma confusão temperada por sua imensa e intransferível solidão( aquela que você também conhece). Mãe separada e cheia de trabalho e responsabilidades , namorado novo e irmã adolescente insuportavelmente indiferente( matando seu próprio leão). Enfim Max está só e ao ser magoado pela mãe mergulha em seu mundo habitado por monstros cheios de dilemas existenciais adultos e que trazem alegoricamente representada a vida de Max.
Os monstros tem em Max o seu rei e a esperança de que ele lhes traga a tão sonhada harmonia e felicidade. Cheios de fraquezas humanas os fofos monstros vivem as mesmas armadilhas que envolvem humanos. Os monstros retratam os vários papéis vividos dentro de nós, nossos medos e decepções. Muito interessante. O garoto se refugia na fantasia até elaborar-se nessa experiência que lhe impõe ironicamente a maturidade. Finalmente despede-se e volta para o colo da mãe.
O terceiro filme foi " Educação" de Lone Scherfig . Excelente. Nos faz questionar nossas escolhas. Afinal às vezes desejamos tanto fazer as escolhas certas que esquecemos de viver ou nos divertir ou ainda agregar felicidade ao caminho e não apenas depositá-la lá no final da rua.
A história se passa na Inglaterra e trata-se de uma jovem que carrega nas costas o peso de ser o grande investimento dos pais de classe média. O sonho é ingressar em Oxford. Para uma mulher, na época, um grande desafio. Entretanto cai de pára-quedas em sua vida, num dia de chuva, um homem mais velho que , apesar da condição econômica abastada, denota claramente um estilo de vida pouco ortodoxo. Apesar de ser um péssimo exemplo o homem seduz nossa heroína Jenny e sobretudo seus pais( que também ficam deslumbrados com o jeito sedutor do rapaz), esquecendo que deveriam ser guardiões da segurança de Jenny.
Jenny vai provar o amargo sabor da dúvida e aprender do jeito mais duro sobre o peso de nossas escolhas.
beijo
cinéfilo
da melind@

Nenhum comentário:

Postar um comentário

    Fio  Entrei no absoluto e simples vagar do tempo. Invadi os espaços aparentes que reservei para um dia. Olhei minha própria fa...