domingo, 10 de maio de 2009

Tóuche..



Fiquei muito intrigada e pensando bastante sobre um assunto...
Qual? Macacos e máquinas.......Planeta dos Macacos!

Por que? Eu li no Digestivo Cultural um post do Rafael Rodrigues sobre o livro "Culto do Amador"(de Andrew Keen) e a relação que estabeleceu com o tema...acima( dos macacos) e o culto a mediocridade!!
Quem sou eu? Aspirante a macaco com minha máquina de escrever, digo, meu teclado.....despretensiosamente claro!!
Eu começei a escrever um blog com pseudônimo(adoro esta palavra parece coisa de transgressor). Era uma proposta, parte de uma terapia, uma forma de dar vida aos meus múltiplos matizes ou ainda, sei lá, não tem muito o que explicar, porque eu quis. Mentirinha!! Todas as alternativas corretas. Acho excitante lançar palavras ao vento...
Bom, quando eu li na semana passada (acho)...sobre a falência anunciada dos grandes jornais, especificamente o que li sobre o New York Times, e a avalanche causada pela internet e esta nova imprensa rápida e compacta (aparentemente descomprometida) dos blogs, tomei um susto .
Isto porque nunca havia parado para pensar sobre o assunto. Como as novas tecnologias afetam diretamente as nossas vidas e, de uma forma avassaladora, mudando hábitos milenares( estamos nos tornando mutantes ......transgênicos comportamentais). Ah sim, tem a crise econômica e os espaços imensos reservados aos anúncios publicitários que ficaram mais vazios, etc..

Então tomei alguma noção da proporção do que o Rafael Rodrigues expôs no texto, sobre os macacos(que achei muito próprio alíás, vale a pena ler).
Voltando para a casinha: quem é Thomas Henry Huxley e o que ele tem a ver com o NYT, com o Planeta dos Macacos e comigo?
Vamos por partes, como diria um outro inglês, Jack, o estripador....( tolinha).
O T.H.Huxley, segundo a Wikipédia, foi um biólogo britânico que ficou conhecido como o Buldogue de Darwin. O Darwin todo mundo sabe não é mesmo, a Teoria da Evolução....Lembra? Ele, o Huxley , escreveu o tal "teorema do macaco infinito"......, . Bom leiam o texto: http://www.digestivocultural.com/blog/post.asp?codigo=2312

O que ele tem a ver com o NYT?
Bom, parece que os macacos do Huxley estão roubando a cena e tomando o espaço que até então era ocupado pelos grandes ícones, colunistas, âncoras, editores, intelectuais de todo o gênero e formadores de opinião de modo geral.
Diga-se de passagem que as grandes reportagens e todo aquele aporte investido pelos grandes empresários do meio jornalístico, custam uma nota preta.
Em contrapartida, qualquer criatura alfabetizada e que tenha um computador conectado a web, pode escrever em um blog. Tóuche....
Está ficando mais claro?
Então , como uma aspirante a macaco, que escreve suas atrocidades em um blog diário ( de uma certa opinião), fiquei bastante abalada com a descoberta da verdade.
Eu, o Huxley e os macacos .....O Huxley disse que" se fornecermos a um número infinito de macacos um número infinito de máquinas de escrever, alguns macacos em algum lugar vão acabar criando uma obra-prima "(transcrito do post de R Fernandes). Que medo!!!
Entenderam agora o porquê da minha preocupação? Mas ..eu não matei Odette Roitman! Eu não matei Joana D'arc!! Piedade, clemência.......

2 comentários:

    Fio  Entrei no absoluto e simples vagar do tempo. Invadi os espaços aparentes que reservei para um dia. Olhei minha própria fa...