segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Meditando ou fantasmAGORANDO

Você...


- Ei, quem é você? Não vê que eu estou aqui meditando.. Que falta de respeito! Eu hein!!!(...)
Não vai falar nada?

- ...


- Quer parar de ficar sorrindo e abanando este vestido comprido...Nem se usa mais estes modelos... E por que está em preto e branco?


- hi hi hi...


- Agora tá rindo de que? Olha eu tenho pouco tempo pra relaxar e não estou precisando de imagens fantasmagóricas dançando na minha frente. Vai indo porque a fila anda. Já tenho meus fantasmas preferenciais. Ommm !!


-...hi hi hi

- Só sabe falar isso? Não sabe conversar?


- ...


- Ok, eu já estou te conhecendo. Você não é aquela irmã do meu avô Manoel que ficava com um sorriso congelado naquela foto pré-cambriana que meu pai guardava ? Claro que sim!! Eu logo vi que já tinha te visto por aí.. Temos a mesma sobrancelha. Reparou?

-...

- Mas o que vai ser? Como estão as coisas aí pelo outro mundo em Portugal? Tudo bem, até que eu tinha uma tia avó, talvez duas . Tem um sorriso muito simpático. Tá bom!! Então adeus... foi um prazer.
(Exala)


(Inspirando, retendo , exalando, 1, 2, 3...)

- ...

- O que ? Ainda está aí? Mas será possível? Se não fosse uma morta de uma foto amarelada ! ?
Veja bem, você é um fragmento de uma memória que o meu cérebro esta completando com uns acessórios para interromper meu exercício.

- ....


- Ah, agora está dançando .. e sem música!! Por acaso era alguma espécie de perturbada alegre? Não tem noção não?
...Você morava onde mesmo? Ah! Aveiro? Aun! Parece um tanto pacato hein!! Cresceu bastante é? Deve ser por isso que veio atormentar minhas memórias aqui além do horizonte. Esquisito ser uma memória....Lamento não ter guardado nenhuma daquelas cartas que meu pai recebia!! Eu não sei o seu nome.

-...

- Olha, esse lance familiar é muito sério e eu tenho o maior respeito por estas tradições , mas será que não dá pra assombrar outra hora. Pode ser num sonho. A gente pode aproveitar e bater um papo e você até pode me contar algum segredo cabeludo ancestral!! Posso te chamar de você? Afinal está na minha lembrança particular!
Pode me contar novidades sobre Maria da Anunciação ( viu como lembro) e eu sei de outras Marias . E o seu Armênio? E os parentes do Seu Formigal?

- ...

- Já se foram todos !! Sei! Não está com calor com este vestidão? E esse coque? Não se usa mais este tipo de cabelo sabia? Em pensar que a gente nem se conheceu. Pra te falar a verdade eu não conheci o meu avô. Quando eu nasci ele já tinha morrido . Aliás vocês todos morreram cedo não? (Bate na madeira). Que venha daí!
- ... ?

- Brincadeirinha!! Ok, foi uma piada sem graça.
-...

- Sabe que eu não sei que fim levou aquela foto? Deve estar perdida nas minhas caixas. Tá certo, eu estou pensando em restaurar sim...Mas então não vai me dizer qual é a razão de estar aqui hoje? Não vai falar nada ? A bisavó não te deu educação ? O que será que ela ia pensar deste nosso "monólogo"?
O seu silêncio vale mais do que mil palavras....Sei!

- ...


- Não é uma assombração é? Olha aqui eu já desisti de relaxar . Me deixou tensa com esta dança tosca e esse sorriso congelado. Vai fazer jogo duro ? Então tá bom!!

- ...
- Quer ouvir música? Acho que vai gostar desta....Pode ficar aí dançando!! Eu não me importo!!
Ah e obrigada pela preferência!!
Quando sair não faz barulho!! E... volte sempre!!
-...?!

- Ah sim vou achar aquela foto e...


beijo fantasmagórico


da melind@

Ps.: Este post é em estima àquela parte de meus ancestrais que nunca conheci e que reverencio por alguns instantes. Por estranha coincidência eles vieram habitar minhas memórias por estes dias. Dou-lhes um pouco de vida aqui, nesta brincadeira..
São fragmentos de histórias e imagens dos quais pouco registrei. Infelizmente! Ah, as fotos !

    Fio  Entrei no absoluto e simples vagar do tempo. Invadi os espaços aparentes que reservei para um dia. Olhei minha própria fa...