domingo, 10 de outubro de 2010

Qual é a sua liturgia..

"A cabeça dos seres humanos nem sempre está completamente de acordo com o mundo em que vivem, há pessoas que têm dificuldade em ajustar-se à realidade dos factos, no fundo não passam de espíritos débeis e confusos que usam as palavras, às vezes habilmente, para justificar a sua cobardia."
José Saramago

Eu tenho algumas liturgias. Acho que estes rituais que mantemos nos pertencem enquanto os percebemos como algo bom. Nos recôndidos da minha existência lá estão eles. Não gosto de ir ao cinema acompanhada. Detesto ouvir música enquanto converso. Sempre começo a andar com o pé direito. Quando vou dormir começo de costas, viro para a direita e após para esquerda.Não gosto de fazer chamadas por telefone ( ou similar), mas apenas de receber...Sempre começo a maquiagem pelo olho esquerdo e sempre começo a escrever um post a partir de uma palavra.
Quando li este trecho do Saramago me pus olhar por trás das palavras que escolho e por entre as dificuldades que elas omitem.
Sim, pode ser verdade, as palavras sintetizam idéias que nos padecem a mente. A mente como sabemos possui inúmeras faculdades e algumas são especialistas em construir cortinas de fumaça densas e capazes de encobrir nossas verdadeiras fraquezas.
Olhei meus rituais e atos solenes com as palavras que amo tanto e mais uma vez concluí que "Eu às vezes acho muito que nada faz sentido..."
Acho que a minha cabeça não está de acordo com o mundo em que vivo, sou um espírito débil e confuso em busca de minhas inquietudes. Tenho grande habilidade em justificar minha covardia.
Este é o grande mestre Saramago...que descobriu entre as palavras um jeito de nos contar para nós mesmos...

beijocas insólitas aportuguesadas
da melind@

    Fio  Entrei no absoluto e simples vagar do tempo. Invadi os espaços aparentes que reservei para um dia. Olhei minha própria fa...